metropoles.com

MP pede apuração sobre caso de PMs que deixaram serviço para ver jogo

A investigação, segundo o Ministério Público, tem como alvo esclarecer se há indícios de materialidade e autoria de crime militar

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
policiais militares sentados
1 de 1 policiais militares sentados - Foto: Reprodução

As Promotorias de Justiça Militar do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) requisitaram, nesta terça-feira (6/12), a instauração de procedimento de investigação preliminar para apurar o suposto abandono de posto por policiais militares para assistir ao jogo da Copa do Mundo entre Brasil e Coreia do Sul, realizado em 5 de dezembro. O caso foi publicado em primeira mão pela coluna Na Mira.

A investigação, segundo o Ministério Público, tem como alvo esclarecer se há indícios de materialidade e autoria de crime militar. De acordo com a denúncia, foi publicado um vídeo em uma rede social que mostra duas viaturas ostensivas da PMDF no interior de uma residência, em local não identificado. Os policiais estavam assistindo ao jogo da Copa do Mundo entre Brasil e Coreia do Sul, na segunda-feira (5/12).

O MPDFT requisitou à Corregedoria-Geral da PMDF a imediata instauração de procedimento de investigação preliminar para a colheita de elementos que justifiquem a instauração de inquérito policial militar.

Veja gravação feita pela criança que flagrou os policiais militares:

 

 

O caso

Uma criança, de aproximadamente 10 anos, usou uma conta no Tik Tok para filmar a presença de um grupo de policiais militares, fardados, curtindo momentos de descontração durante o jogo. Dentro da garagem da residência, duas viaturas caracterizadas da PMDF estavam estacionadas.

Durante a filmagem, o garoto comenta que o “tio é policial” e a casa está “cheia de militares” assistindo ao jogo da Seleção Brasileira. Todos os policiais eram do Grupo Tático Operacional (GTOp).  Em uma foto que circula nas redes sociais, oito policiais da unidade posam ao lado do menino que registrou as imagens.

As filmagens feitas pela criança flagram o momento em que os militares, apesar de estarem em horário de serviço, assistiam ao torneio mundial de futebol. Nas imagens alguns aparecem sentados e sem parte da farda, sem a gandola, por exemplo. Outras pessoas que estão na casa também curtem o jogo. Ninguém percebeu que o menino, despretensiosamente, registrava tudo pelo celular.

O outro lado

A coluna acionou o Centro de Comunicação Social (CCS) da Polícia Militar e questionou por que os militares estavam afastados das ruas na hora do expediente e quais providências seriam tomadas pela corporação diante da denúncia.

“A Corregedoria da PMDF ao tomar conhecimento do vídeo em questão, iniciou apuração criteriosa afim de verificar todas as circunstâncias que envolvem a situação, sendo obedecido o devido processo legal e o direito à ampla defesa dos envolvidos”, informou a corporação, por meio de nota.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?