metropoles.com

Marco da Caravana da Integração Nacional é revitalizado por colégio

O monumento tem como símbolo a expansão da malha rodoviária e a implantação da indústria automobilística no Brasil

atualizado

Compartilhar notícia

Telmo Ximenes
Homens ao lado de cruz
1 de 1 Homens ao lado de cruz - Foto: Telmo Ximenes

Instalado em 1960 na Esplanada dos Ministérios, o Marco da Caravana da Integração Nacional — uma cruz de metal de 2 metros de altura, com os pontos cardeais, entre as vias S1 e N1 — teve o processo de revitalização custeado pelo colégio CIMAN, da Octogonal. O monumento, construído à época da conclusão da cidade, tem como símbolo a expansão da malha rodoviária e a implantação da indústria automobilística no Brasil.

No período, uma expedição foi promovida rumo a Brasília. Ao todo, 287 expedicionários, em 130 carros, saíram dos quatro cantos do país e rodaram mais de 6 mil quilômetros por estradas de terra. Para homenagear o feito, a cruz foi construída.

Além da restauração, no domingo (6/2), uma nova caravana foi realizada. Desta vez, até o Setor Militar Urbano, em alusão ao feito da década de 1960.

Confira imagens do evento:

0

A ideia surgiu do colecionador de ônibus antigos Bernardo de Barros Moreira, que apresentou ao engenheiro civil Atef Aissami, diretor-geral do colégio, a vontade de recriar a caravana e a importância do monumento. “A obra não é muito conhecida e merece atenção especial de todos”, conta Bernardo.

Foi então que surgiu a ideia de restaurar a obra. “Ele prontamente se comprometeu com o projeto e decidiu ajudar financeiramente, além de participar ativamente de tudo”, explica o colecionador. Assim, com o interesse da instituição, Bernardo buscou viabilizar a realização do evento. “Eu me empenhei para chamar autoridades, ir atrás de secretarias de governo e patrocinadores”, complementa.

Durante o processo de revitalização, a estrutura metálica das estradas foi refeita, a cruz foi pintada e as letras dos pontos cardeais, recolocadas. O local também ganhou novos refletores.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?