metropoles.com

Iphan lança guia sobre acampamentos pioneiros no DF

Construções abrigavam os operários que construíram a capital e deram origem a cidades como Núcleo Bandeirante e Vila Planalto

atualizado

Compartilhar notícia

Iphan/Divulgação
construção de brasília
1 de 1 construção de brasília - Foto: Iphan/Divulgação

Em comemoração aos 30 anos de reconhecimento, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), do conjunto urbanístico de Brasília como patrimônio cultural da humanidade, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lança dois documentos que ajudam a recapitular a história da capital federal. O primeiro é um curta-metragem sobre a Vila Planalto. O segundo, um roteiro sobre os acampamentos que abrigaram os pioneiros responsáveis pela construção de Brasília.

As obras também fazem parte das comemorações de 80 anos do Iphan e serão lançadas em cerimônia nesta quinta-feira (12/1). Primeiro, será exibido o documentário em curta-metragem “Nossa história, nosso patrimônio: Vila Planalto”, de José Walter Nunes, professor da Universidade de Brasília (UnB).

Depois, será lançado o “Roteiro dos Acampamentos Pioneiros no Distrito Federal”, elaborado pela superintendência do Iphan no DF. O documento deve trazer informações sobre as construções provisórias, feitas para serem desativadas e desmontadas com a conclusão das obras da cidade, como a Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompeia e a Fazendinha, na Vila Planalto, e o antigo Hospital Juscelino Kubitschek de Oliveira, hoje Museu Vivo da Memória Candanga.

O evento é aberto ao público, totalmente gratuito e sem necessidade de reserva. Está marcado para ocorrer às 13h na sede do Iphan (SEPS 713/913, Bl. D, térreo, Sala Mário de Andrade).

Com a inauguração da capital, boa parte desses espaços foi desconstituída, mas alguns resistiram e deram origem a locais a regiões como Núcleo Bandeirante, Vila Planalto e Vila Metropolitana. De acordo com o Iphan, o documento destaca que “a permanência de muitos remanescentes é resultado da resistência organizada das populações em torno do direito à moradia, o que mostra que a história do Distrito Federal também foi feita a partir da ação dos movimentos populares”.

Após o lançamento, o roteiro também será disponibilizado gratuitamente na internet. Na cerimônia, haverá ainda palestras sobre aspectos históricos, sociais, arquitetônicos e urbanísticos da construção de Brasília, primeiro conjunto urbano do século XX a ser reconhecido como Patrimônio Mundial pela Unesco, em 1987.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?