metropoles.com

Ipês-amarelos colorem as ruas do DF em meio à seca; veja fotos

Floração dos ipês-amarelos dura, em média, 15 dias. Intensidade do fenômeno é influenciada pelas condições do inverno

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Imagem colorida mostra árvore de ipê amarelo
1 de 1 Imagem colorida mostra árvore de ipê amarelo - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Em meio à seca, os ipês-amarelos colorem o Distrito Federal e chamam atenção dos brasilienses que transitam pela área central da capital federal. Nesta quarta-feira (23/8), a reportagem do Metrópoles registrou algumas árvores que já floresceram.

Veja imagens: 

0

Entre 2022 e 2023, milhares de ipês de cores variadas foram plantados no Distrito Federal, sendo cerca de 15 mil amarelos, 5 mil roxos, 5 mil brancos, 5 mil rosas e alguns verdes também.

Os ipês-amarelos florescem no inverno. Quanto mais frio e seco for a estação, maior será a intensidade da florada (lembrando que o DF está há mais de 60 dias sem chuva).

Espalhadas pela capital, existem três tipos de espécie do ipê amarelo, todas do gênero Tabebuia (Bignoniaceae): o ipê-amarelo-felpudo, também conhecido como peludo; o Ipê-caraíba e o Ipê de Petrópolis. Os três possuem diferenças nas folhas e na floração, além dos tons de amarelo das flores também serem distintos.

O primeiro ipê a florescer é o roxo, que começa em junho. Em seguida, vem o amarelo, florescendo geralmente em julho e vai até setembro. O branco surge a partir de agosto, junto com o ipê rosa e, por último, floresce o verde, que é o mais raro entre os ipês, com alguns exemplares no Parque da Cidade.

Ipês na capital federal

O DF abriga cerca de 270 mil ipês espalhados por todas as regiões administrativas, segundo a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap).

As sementes são coletadas de ipês cultivados em um raio de 400 km, que abrange o Distrito Federal e o Entorno. Depois do plantio, as equipes da Novacap acompanham o desenvolvimento das espécies para prevenir o aparecimento de pragas e fungos.

Quando as mudas completam três anos, com porte de 80 cm a 1,5 m, elas deixam os viveiros da Novacap para serem plantadas pela capital do país, segundo o Departamento de Parques e Jardins da companhia. As árvores começam a florir a partir de então.

Ipês app

Tão bonitos quanto efêmeros, os ipês colorem a capital por um tempo determinado. Para quem se frustra na busca dos mais cheios e vistosos antes que as flores estejam colorindo apenas o chão, pode haver uma solução: um aplicativo de mapeamento dos ipês em Brasília.

Criado pela bióloga brasiliense Paula Sicsú, o Ipês App está disponível para download tanto em sistemas Android quanto iOS. Com a ferramenta, o usuário pode identificar ou registrar no mapa a localização exata das árvores e saber se estão floridas ou não.

Também é possível filtrar as cores que desejar (amarelo, roxo, rosa ou branco), além de ser possível limitar o raio de busca.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?