metropoles.com

Ibaneis revoga decreto que obrigava hospitais privados a cederem UTIs ao DF

Decisão foi tomada após reunião com hospitais particulares do DF e publicada em edição extra do Diário Oficial

atualizado

Compartilhar notícia

O governador Ibaneis Rocha (MBD) decidiu revogar, nesta quinta-feira (9/7), o decreto em que promovia a requisição de 65 leitos de unidades de terapias intensivas (UTIs) de hospitais privados para a rede pública de Saúde. A mudança foi anunciada em edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).

O novo texto, que anula a decisão anterior, foi publicado após uma reunião entre a Secretaria de Saúde e os hospitais particulares citados na decisão. Durante as tratativas ficou acordado que todos irão cooperar com a situação de pandemia no DF, disponibilizando leitos de UTI para a rede pública sem a necessidade de intervenção.

Força policial

O decreto anterior previa, inclusive, uso de força policial para evitar que proprietários de instituições privadas impeçam, de alguma forma, que a determinação seja cumprida.

Ao todo, oito hospitais privados precisariam disponibilizar 65 novos leitos. Eram eles: cinco leitos do Hospital Santa Marta; cinco do Hospital Santa Luzia; cinco do Hospital Santa Helena; cinco do Albert Sabin; cinco do Hospital Brasília; cinco do Anchieta; cinco do Hospital Águas Claras; e 30 leitos de UTI do Instituto do Coração.

Representantes de hospitais privados foram pegos de surpresa com a publicação do decreto, já que estava em curso uma negociação entre as partes, conforme mostrou a coluna Grande Angular nessa quarta-feira (8/7).

0

 

Leia a íntegra do decreto:

dodf by Mirelle Pinheiro on Scribd

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?