metropoles.com

Ibaneis garante readmissão de 400 trabalhadores da limpeza

Anúncio foi feito nesta sexta-feira (25/10/2019), no Palácio do Buriti. Ao todo, 700 empregados demitidos serão recontratados

atualizado

Compartilhar notícia

Renato Alves/Agência Brasília
ibaneis
1 de 1 ibaneis - Foto: Renato Alves/Agência Brasília

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), recebeu os trabalhadores terceirizados do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) demitidos pelas empresas que assumiram a gestão do lixo da capital. O evento ocorreu no Palácio do Buriti, nesta sexta-feira (25/10/2019), e o emedebista afirmou que, dos 700 mandados embora, 400 serão recontratados pelas próprias firmas.

A exigência de readmissão pelo GDF será feita junto ao SLU. Antes da audiência desta sexta (25/10/2019), outros 100 foram chamados de volta. E os 200 restantes vão ser empregados por outras companhias que prestam serviços para Executivo local ou parcerias.

A categoria manteve a mobilização, alegando que o efetivo remanescente não teria condições de manter a limpeza do DF. “Eu vi que 700 pessoas seriam demitidas. A nossa preocupação foi imediata”, afirmou Ibaneis.

“Então, 100 já foram recontratados. Outros 400, nós vamos trazer para outros serviços de limpeza da cidade. E os 200 remanescentes, estamos buscando [a admissão] junto a empresas prestadoras de serviços do DF e empresas que estão vindo pra cá, como é o caso da Novo Mundo. Isso para que a gente consiga realocar todo mundo durante o período do aviso prévio”, explicou o governador.

Veja imagens do evento:

0
Até fevereiro

Ou seja, a promessa é resolver a situação de todos os trabalhadores até o fim das seis parcelas do seguro-desemprego que estão sendo pagas após a saída dos funcionários. “[A ideia é que] Até fevereiro [de 2020], todos que foram demitidos estejam contratados”, observou o emedebista.

Antes de anunciar a medida, Ibaneis se reunião com a deputada federal Érica Kokay (PT), os distritais Chico Vigilante (PT), Iolando Almeida (PSL), Fábio Felix (PSol), Jorge Vianna (Podemos) e Agaciel Maia (PL), o presidente da Câmara Legislativa, Rafael Prudente (MDB), e o líder do governo, Claudio Abrantes (PDT). O secretário de Relações Institucionais, Vitor Paulo, também participou da negociação.

“A prioridade, neste momento, é manter empregados aqueles que estavam trabalhando”, reforçou Ibaneis. Segundo Chico Vigilante, a legislação do DF permite que o governo exija a recontratação de terceirizados nesse caso.

A promessa de recontratação foi bem recebida pelos terceirizados. Para o diretor de comunicação do Sindicato de Limpeza Urbana do DF, Raimundo Nonato, o mais importante, agora, é garantir o emprego de pais e mães de família em momento de crise econômica.

“Porque 70% da nossa categoria é de mulheres. Elas cuidam dos filhos. Então, hoje foi uma vitoria da classe”, comemorou. Com o retorno dos trabalhadores, o sindicato calcula que o serviço de limpeza no DF terá condições de melhorar. Nós últimos dias, a população tem denunciado falhas na varrição e coleta de detritos em vários pontos do DF.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?