metropoles.com

Ibaneis descarta retomada de aulas no DF em maio, mas agosto “agrada”

O governador não cravou uma nova data, mas disse entender que o ano letivo está comprometido

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
Ibaneis-no-Hmib
1 de 1 Ibaneis-no-Hmib - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O governador Ibaneis Rocha (MDB) disse, na tarde desta quinta-feira (07/05), que ainda não decidiu a data para a reabertura das escolas no Distrito Federal. Mas ele descartou volta às aulas em maio. “O ano letivo está quase perdido, está comprometido”, disse o emedebista, logo após reunião com a juíza Kátia Balbino de Carvalho Ferreira, da 3ª Vara Federal Cível, representantes do setor produtivo e do Ministério Público, no Palácio do Buriti.

Em 1º de abril, diante da expansão do número de casos do novo coronavírus no Distrito Federal, o governador ampliou o período de suspensão das aulas. Por meio do decreto publicado nesta data, as escolas, universidades e faculdades das redes de ensino pública e privada devem continuar fechadas até o dia 31 de maio.

O problema é que, segundo o GDF, o pico da curva da doença no DF será em julho. Em 24 de abril, Ibaneis garantiu à coluna Grande Angular que nenhuma medida seria tomada sem que o governo tenha segurança sobre as consequências da iniciativa.

Ibaneis não definiu a data para volta às aulas. “Eu fiz uma consulta aos pais. E a maioria tem colocado como opção (o mês de) agosto, o que me agrada muito”, considerou o governador. “Mas não é o momento ainda de a gente tratar disso. Tem que esperar o correr da curva durante o mês de maio para fixar uma data efetiva”, antecipou.

“Maio está descartado”, reforçou. Sobre o risco de perda do ano letivo, Ibaneis já pediu à Secretaria de Educação para manter contato com o Ministério da Educação sobre as exigências da carga horária.

O governador acredita que a Universidade de Brasília (UnB) vai seguir os mesmos passos do GDF para a retomada das aulas. Ele disse que mantém diálogo constante com a reitora Márcia Abrahão.

O presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Privados de Ensino (Sinepe), Álvaro Domingues, fez ponderações sobre o mês proposto pelo Palácio do Buriti. “A instituição de ensino particular do Distrito Federal é a favor do retorno às aulas de forma lenta, gradual e segura, seguindo as normas de saúde e sanitárias que forem determinadas. As escolas não suportam além do mês de maio, isso é fato. Essa informação de retorno apenas no mês de agosto é descabida e não partiu das escolas particulares do DF. Somos completamente contra essa possibilidade”, pontuou.

0

Comércio

Por precaução, nesta quinta, o governador prorrogou em mais uma semana a reabertura do comércio. Em decisão sobre uma ação civil pública dos Ministérios Públicos Federal e do DF, a juíza Kátia de Carvalho suspendeu a retomada das atividades no dia 11 de maio, como o governo havia previsto inicialmente.

Antes de decidir sobre o assunto, a magistrada quis mais detalhes sobre as medidas que estão sendo adotadas para conter o coronavírus no DF. A juíza estabeleceu exigências durante a reunião para a reabertura de parte comércio local, planejada pelo Governo do Distrito Federal (GDF). Segundo a magistrada, os shoppings não poderiam receber crianças e teriam limitação de público – por exemplo, 500 pessoas por turno.

Ela também determinou prazo até segunda-feira (11/05) para o Executivo local apresentar a documentação a fim de provar a segurança da retomada das atividades, sem que haja o perigo de contágio do novo coronavírus. As respostas serão incluídas no processo, segundo o GDF. “De modo que a gente restabeleça os poderes do Executivo para continuar governando a cidade. Ou a gente abre (o comércio) de forma controlada, ou (os comerciantes) vão abrir na marra“, alertou o governador.

Ibaneis disse que pretende reabrir o comércio no dia 18, mas seguirá a decisão da Justiça. De acordo com os planos do GDF, comércio de rua funcionaria das 11h às 19h e shoppings, que terão os banheiros fechados, das 13h às 21h.

O emedebista prometeu iniciar as campanhas educativas para a população voltar às ruas com segurança. “A sociedade tem que entender que não é porquê você está em momento de reabertura por ter adotado as medidas corretas lá no início que agora chegou a hora de partir para a festa. Nós temos que ter muita responsabilidade. Até porque o cenário nacional indica que nós vamos ter alguns meses de pandemia pelo Brasil todo”, alertou.

De acordo com Ibaneis, o Hospital de Campanha do Mané Garrincha deve ser entregue na segunda-feira (11/05). A instalação está quase concluída.

O comércio não abre antes do dia 18, mas a fiscalização ao uso de máscaras começa na segunda (11/05), segundo o governador.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?