metropoles.com

Hospital Regional de Taguatinga oferece cirurgias reconstrutivas

A meta do HRT é realizar cerca de oito cirurgias e 24 procedimentos ambulatoriais por mês

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
HRT
1 de 1 HRT - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Desde o início de fevereiro o Hospital Regional de Taguatinga ganhou um novo e importante serviço, o Programa de Cirurgias Plásticas do HRT, que vai atender pacientes com necessidade de intervenções cirúrgicas reconstrutivas, especialmente nos casos de câncer de mama, câncer de pele e “feridas complexas”. A criação do projeto também foi estimulada em função do alto índice de cirurgias de reconstrução de mama realizadas pela unidade durante o último outubro rosa, o mais elevado em toda a rede pública.

Com a implantação do programa, o HRT passa a compor, ao lado do Hospital Regional da Asa Norte (Hran) e de Sobradinho (HRS), as unidades que oferecem cirurgias plásticas reconstrutivas na rede pública do DF. “O projeto é de grande relevância, pois contribuirá para a redução da lista de espera nessa área”, afirma Isabelle Montanha Barbosa, cirurgiã plástica que integra o serviço recém-criado.

É o caso da dona de casa Lúcia Soares Torres, a primeira usuária beneficiada pelo programa, que aguardava uma cirurgia reconstrutiva para retirada do excesso de pele decorrente de uma cirurgia bariátrica, feita há 3 anos. “Depois da consulta no ambulatório do HRT fui encaminhada para a operação, que também incluiu a retirada de duas hérnias na virilha. Agora minha vida virou outra, pois eu mal conseguia levantar da cama. Fui muito bem atendida e agora espero uma nova vida”, comemora.

O programa conta inicialmente com dois médicos cirurgiões, mas, em breve, deverá ser integrado por outros dois profissionais. Ainda recebe o apoio dos médicos residentes do setor de cirurgia geral e mastologia do HRT e o suporte operacional do Centro Cirúrgico do Hospital de Samambaia, que também faz parte da Região de Saúde Sudoeste.

“A nossa meta inicial é realizar oito cirurgias e 24 procedimentos ambulatoriais mensalmente, atendendo usuários da Região Sudoeste e a demanda proveniente do pronto-socorro”, esclarece Isabelle Barbosa, que afirma estar realizando um sonho com a oferta do novo serviço, “pois foi aqui no hospital que fiz a minha residência médica em cirurgia geral”, diz orgulhosa.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?