metropoles.com

Greve de enfermeiros e técnicos de enfermagem do DF termina nesta 2ª  

Sindicatos reforçam que os profissionais estão em estado de greve, podendo paralisar a qualquer momento sem precisar de nova assembleia

atualizado

Compartilhar notícia

Sindate/Reprodução
greve enfermeios
1 de 1 greve enfermeios - Foto: Sindate/Reprodução

Terminou nesta segunda-feira (3/7) a greve dos enfermeiros e dos técnicos de enfermagem do Distrito Federal. A decisão ocorreu em conjunto durante assembleia com os sindicatos das duas categoria. A paralisação teve início na quarta-feira da semana passada (28/6).

O Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (Sindate) ressaltou que os profissionais estão em estado de greve. “O sindicato pode decretar greve a qualquer momento sem precisar de uma assembleia prévia para definir as tratativas”, conforme nota.

Segundo o sindicato, as mobilizações em favor do piso salarial devem continuar. Ainda nesta terça-feira (4/7), haverá ato de Conferência de Saúde no Museu da República, a partir das 9 horas.

O presidente do Sindicato dos Enfermeiros do DF (Sindienfermeiro-DF), Jorge Henrique,  destacou que a categoria também está em estado de greve. “Os trabalhadores voltam aos postos de trabalho, mas vamos continuar mobilizados”, afirmou.

Segundo o representante, a categoria participou de uma reunião com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, e espera uma conversa direta com o presidente Lula (PT).

Os profissionais pretendem continuar dialogando com o Congresso Nacional e o próprio STF. “Não se criou maioria no julgamento. Por isso, o STF deverá reunir presencialmente para decidir a modulação da decisão”, explicou.

A greve tinha previsão de ser encerrada na sexta-feira (30/6), mas foi deliberado em assembleia a continuação do movimento, que se estendeu pelo fim de semana.

Entenda

Em defesa do piso salarial nacional da enfermagem, enfermeiros, técnicos e auxiliares deflagraram um movimento de greve nacional na tarde desta quarta-feira (28/6).

A decisão foi tomada após assembleia conjunta do Sindicato dos Enfermeiros (Sindenfermeiro-DF) com o Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (Sindate-DF). Aproximadamente 4 mil profissionais participaram.

No caso do DF, os sindicatos recomendam a manutenção do quantitativo mínimo de profissionais para o atendimento de casos urgentes. Porém, os serviços eletivos serão 100% suspensos no período.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?