metropoles.com

Governo federal suspende verbas para captação de água em Corumbá IV

Segundo auditoria do Ministério da Transparência, há suspeita de irregularidades em licitações relacionadas à obra

atualizado

Compartilhar notícia

Tony Winston/Agência Brasília
corumbá 4
1 de 1 corumbá 4 - Foto: Tony Winston/Agência Brasília

O Ministério das Cidades suspendeu os repasses de recursos federais para as obras de captação de água do sistema Corumbá IV, localizado entre Goiás e o Distrito Federal. Segundo a pasta, um relatório do Ministério da Transparência indicou irregularidades em licitações do empreendimento e, por isso, os recursos estão suspensos. Os prejuízos já atingem R$ 1 milhão, mas podem chegar a R$ 6 milhões, segundo estimativas da União. As informações são da TV Globo.

O sistema Corumbá IV está sendo construído em conjunto entre a Companhia de Saneamento Básico do DF (Caesb) e a Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago) desde 2008. As obras têm como objetivo auxiliar no fornecimento de água nas cidades de Gama e Santa Maria, no DF; e Valparaíso, Novo Gama e Luziânia, no Entorno. Ao todo, cerca de 600 mil pessoas serão beneficiadas.

Em Valparaíso, onde a operação é comandada pela Caesb, as obras continuam. Na região, serão construídos dois reservatórios e uma estação de tratamento de água. Já a parte de responsabilidade da Saneago, que consiste no sistema de captação de água do Rio Corumbá, está parada e sem previsão de conclusão.

A empresa afirma que ainda precisa comprar “equipamentos fundamentais” como linhas de transmissão de energia, uma subestação elétrica e outras máquinas para a continuação das obras. Alega também que essas aquisições exigem um longo processo burocrático e que a suspensão dos recursos é “culpa” do governo federal. A empresa afirma ainda que já prestou esclarecimentos ao governo sobre as irregularidades apontadas. (Com informações da TV Globo)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?