metropoles.com

Ex-chefe de Procon é preso por cobrar para dar “descontos” em multas

Após aplicar multas a comerciantes, ex-chefe do Procon de Formosa cobrava pagamentos em espécie em troca de desconto no valor da tarifa

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/PCGO
Ex-chefe do Procon de Formosa
1 de 1 Ex-chefe do Procon de Formosa - Foto: Divulgação/PCGO

A Polícia Civil de Goiás (PCGO), por meio da 1ª Delegacia Distrital de Polícia de Formosa (GO), deflagrou, nesta terça-feira (30/4), uma operação contra um ex-chefe do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon) do município, por suspeita de cometer crime de corrupção.

A equipe cumpriu mandado de prisão preventiva contra o ex-gestor, que não teve o nome divulgado, bem como um mandado de busca e apreensão na casa dele e na sede do Procon de Formosa.

As investigações relevaram que o alvo da operação aplicava multas para comerciantes locais e, posteriormente, informava a eles ter conseguido um “desconto” para pagamento do ativo em espécie.

No entanto, para isso, o então chefe do Procon pedia que o comerciante quitasse o débito em dinheiro, entregue pessoalmente a ele, e embolsava os valores.

Em um vídeo divulgado pela PCGO, é possível quando o ex-dirigente recebeu quantia em espécie de uma das vítimas, dentro de um estabelecimento comercial.

Assista:

 

Ainda segundo as investigações, o investigado chegou a receber transferência via Pix em conta bancária, sob a alegação de que conseguiria um desconto em favor do comerciante multado. O ex-chefe do Procon acabou exonerado do cargo público.

O alvo da operação foi levado para a prisão e aguarda decisão judicial. A PCGO orienta que comerciantes eventualmente autuados de forma semelhante deverão procurar a unidade policial de Formosa.

As investigações continuam, com foco na existência de uma possível organização criminosa atuante no Procon do município.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?