metropoles.com

Presos de facção criminosa fazem rebelião em presídio de Formosa

Os detentos iniciaram um tumulto e atearam fogo a algumas celas e na área destinada a visitas íntimas na tarde desta quinta-feira (30/8)

atualizado

Compartilhar notícia

CBMGO/Divulgação
incendio cadeia formosa
1 de 1 incendio cadeia formosa - Foto: CBMGO/Divulgação

Apontado como um barril de pólvora prestes a explodir, o presídio estadual de Formosa (GO), no Entorno do Distrito Federal, foi palco de um princípio de rebelião na tarde desta quinta-feira (30/8). De acordo com informações da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) de Goiás, os detentos, que pertencem a facções criminosas, iniciaram um tumulto e incendiaram algumas celas e a área destinada às visitas íntimas.

A DGAP ressaltou que os presos foram imediatamente contidos pelos agentes de plantão. Equipes do Grupo de Intervenção Tática (GIT), da Polícia Militar, foram deslocadas para o local a fim de conter o motim e isolar os detentos. Caminhões-tanque do Corpo de Bombeiros também foram acionadas para conter as chamas. Não houve feridos nem reféns.

CV e PCC
Na segunda-feira (27), O Metrópoles publicou matéria mostrando que as forças policiais da capital do país passaram a ter uma preocupação a mais em relação a duas cidades goianas próximas ao Distrito Federal: Formosa e Anápolis. Em fevereiro de 2018, o governo de Goiás inaugurou dois presídios nessas localidades, que passaram a abrigar detentos de alta periculosidade.

A fim de evitar confrontos entre presos integrantes das duas maiores facções criminosas do Brasil, a administração penitenciária do estado vizinho optou por segregá-las. Para a unidade de Formosa são mandados os detentos identificados como membros do Comando Vermelho (CV). Já os presos fiéis ao Primeiro Comando da Capital (PCC) são mantidos em Anápolis.

O agrupamento de encarcerados extremamente organizados e violentos em unidades distintas fez a Polícia Militar do Distrito Federal alterar a forma de patrulhar as regiões mais próximas às saídas para essas duas cidades.

Segundo o comando da corporação, houve orientação para os batalhões de área e as unidades especializadas da PMDF (Rotam e Patamo) reforçarem o efetivo em Planaltina – que faz divisa com Formosa – e nas redondezas de Alexânia, cidade vizinha do DF que está na rota para Anápolis.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?