metropoles.com

Ensino médio no DF: só 6% dos alunos aprendem matemática adequadamente

No caso do aprendizado da língua portuguesa, 39% dos alunos do 3º ano do ensino médio conseguiram adquirir o conhecimento esperado

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
matematica
1 de 1 matematica - Foto: Divulgação

Apenas seis a cada 100 estudantes do 3º ano do ensino médio aprenderam adequadamente matemática nas escolas públicas locais e federais na capital do Brasil em 2021, segundo pesquisa feita com dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021.

O estudo revelou um desempenho abaixo na maior parte das metas esperadas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no Distrito Federal.

Segundo o estudo, apenas 6% alunos alcançaram o aprendizado adequado em matemática, enquanto 45% assimilaram o básico e 49% apresentaram resultado considerado insuficiente.

Em 2015, o índice de aprendizado adequado das contas no ensino médio nas unidades públicas locais e federais era de apenas 5% em 2017. Ao final de 2019, a rede pública da capital brasileira reagiu e atingiu 7%. No entanto, voltou a cair.

O mapeamento foi traçado pelo instituto Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede). As informações estão disponíveis na plataforma QEdu.

Desafios iniciais e finais

Os indicadores no 9º ano final também preocupam. Apenas 16% dos alunos assimilaram as aulas. De acordo com levantamento, 58% aprenderam o básico e 26% não construíram o conhecimento matemático suficiente.

Entre os alunos do 5º ano inicial, 50 conseguiram conquistar o aprendizado adequado em 2021. Somente 13% não tiveram desempenho suficiente. No entanto, em 2019, 58% haviam aprendido adequadamente todas as contas.

Português

No caso do aprendizado do português, 39% dos alunos do 3º ano do ensino médio conseguiram o aprendizado esperado. Na sequência, 34% obtiveram os conhecimentos básicos, enquanto 28% não assimilaram o conteúdo.

No corte pelo 9º ano final, 38% tiveram o aprendizado adequado, 48% ficaram no básico e 14% não conseguiram assimilar o suficiente.

O melhor desempenho no aprendizado da língua portuguesa ficou entre os alunos do 5º ano inicial. Nestas turmas, 65% dos estudantes conseguiram bom desempenho em sala de aula. Somente 8% não aprenderam o suficiente.

Tanto na matemática, quanto no português, os alunos com desempenho satisfatório são classificados entre aquelas com aprendizado avançado e proficiente.

Entenda os níveis de aprendizado:

Avançado – Aprendizado além da expectativa. Recomenda-se para os alunos neste nível atividades desafiadoras

Proficiente – Os alunos neste nível encontram-se preparados para continuar os estudos. Recomenda-se atividades de aprofundamento

Básico – Os alunos neste nível precisam melhorar. Sugere-se atividades de reforço

Insuficiente – Os alunos neste nível apresentaram pouquíssimo aprendizado. É necessário a recuperação de conteúdos

Ideb

O Ideb é calculado com base no aprendizado dos alunos em português e matemática (Prova Brasil) e no fluxo escolar (taxa de aprovação). E cada segmento de alunos possui uma meta.

No caso de ensino médio, o índice total ficou em 4,5, enquanto a meta era de 5,4. Nas escolas públicas locais do DF atingiu 4, ficando distante da previsão de 4,8. A rede privada atingiu 6,2, mas não superou a marca prevista de 7,2.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?