Ensino médio no DF: só 6% dos alunos aprendem matemática adequadamente
No caso do aprendizado da língua portuguesa, 39% dos alunos do 3º ano do ensino médio conseguiram adquirir o conhecimento esperado
atualizado
Compartilhar notícia

Apenas seis a cada 100 estudantes do 3º ano do ensino médio aprenderam adequadamente matemática nas escolas públicas locais e federais na capital do Brasil em 2021, segundo pesquisa feita com dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021.
O estudo revelou um desempenho abaixo na maior parte das metas esperadas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no Distrito Federal.
Segundo o estudo, apenas 6% alunos alcançaram o aprendizado adequado em matemática, enquanto 45% assimilaram o básico e 49% apresentaram resultado considerado insuficiente.
Em 2015, o índice de aprendizado adequado das contas no ensino médio nas unidades públicas locais e federais era de apenas 5% em 2017. Ao final de 2019, a rede pública da capital brasileira reagiu e atingiu 7%. No entanto, voltou a cair.
O mapeamento foi traçado pelo instituto Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede). As informações estão disponíveis na plataforma QEdu.
Desafios iniciais e finais
Os indicadores no 9º ano final também preocupam. Apenas 16% dos alunos assimilaram as aulas. De acordo com levantamento, 58% aprenderam o básico e 26% não construíram o conhecimento matemático suficiente.
Entre os alunos do 5º ano inicial, 50 conseguiram conquistar o aprendizado adequado em 2021. Somente 13% não tiveram desempenho suficiente. No entanto, em 2019, 58% haviam aprendido adequadamente todas as contas.
Português
No caso do aprendizado do português, 39% dos alunos do 3º ano do ensino médio conseguiram o aprendizado esperado. Na sequência, 34% obtiveram os conhecimentos básicos, enquanto 28% não assimilaram o conteúdo.
No corte pelo 9º ano final, 38% tiveram o aprendizado adequado, 48% ficaram no básico e 14% não conseguiram assimilar o suficiente.
O melhor desempenho no aprendizado da língua portuguesa ficou entre os alunos do 5º ano inicial. Nestas turmas, 65% dos estudantes conseguiram bom desempenho em sala de aula. Somente 8% não aprenderam o suficiente.
Tanto na matemática, quanto no português, os alunos com desempenho satisfatório são classificados entre aquelas com aprendizado avançado e proficiente.
Entenda os níveis de aprendizado:
Avançado – Aprendizado além da expectativa. Recomenda-se para os alunos neste nível atividades desafiadoras
Proficiente – Os alunos neste nível encontram-se preparados para continuar os estudos. Recomenda-se atividades de aprofundamento
Básico – Os alunos neste nível precisam melhorar. Sugere-se atividades de reforço
Insuficiente – Os alunos neste nível apresentaram pouquíssimo aprendizado. É necessário a recuperação de conteúdos
Ideb
O Ideb é calculado com base no aprendizado dos alunos em português e matemática (Prova Brasil) e no fluxo escolar (taxa de aprovação). E cada segmento de alunos possui uma meta.
No caso de ensino médio, o índice total ficou em 4,5, enquanto a meta era de 5,4. Nas escolas públicas locais do DF atingiu 4, ficando distante da previsão de 4,8. A rede privada atingiu 6,2, mas não superou a marca prevista de 7,2.