metropoles.com

TRE-DF indefere candidatura de mulher investigada por venda de vaga em fila de cirurgia

Decisão foi unânime entre os membros da Corte. A candidata à CLDF ainda pode recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Facebook
Ruby
1 de 1 Ruby - Foto: Reprodução/Facebook

O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) negou o recurso interposto por Ruby dos Santos contra a decisão que indeferiu seu registro de candidatura.  Na decisão anterior, a Corte entendeu que o partido de Ruby, o Solidariedade, apresentou 25 candidatos a deputado distrital, sem espaço para indicação de vagas remanescentes. E Ruby não estava inserida no pedido inicial do partido.

Ruby é investigada por um suposto esquema de vendas de cirurgias dentro da unidade hospitalar. Áudios mostram a profissional negociando materiais de procedimento cirúrgico por R$ 350.

Presidente, governador, senador e deputado: veja quem são os candidatos nas Eleições 2022

No recurso, a defesa alega que Gilmar Lopes de Abreu foi escolhido em convenção partidária para concorrer ao cargo de deputado distrital. Porém, o candidato renunciou antes mesmo de ajuizar o pedido de registro. Assim, a Comissão Executiva do partido teria escolhido o nome de Ruby para substituição.

Eles também sustentam que Ruby teria sido escolhida pela Comissão Executiva do Solidariedade no prazo legal. A Procuradoria Regional Eleitoral se manifestou pelo não provimento do recurso por não reconhecer a inserção do nome de Ruby dentro do prazo.

Em seu voto, o relator Desembargador Renato Scussel afirma que, no caso, não se trata de substituição de candidato que renunciou a candidatura, mas sim de apresentação de novo candidato que não foi escolhido em convenção partidária.

O relator entendeu que a substituição ocorreu antes mesmo de protocolado o pedido de candidatura do desistente, o que impede o reconhecimento da substituição. O relator negou o recurso e foi acompanhado por unanimidade pelos colegas. Ruby ainda pode recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?