metropoles.com

Juíza da VEP pede providências do GDF para garantir voto de presos

Seape deverá disponibilizar carros e motoristas para o deslocamento dos membros das mesas receptoras de votos e justificativas

atualizado

Compartilhar notícia

Mikhail Pivikov/EyeEm via Getty Images
cerca de presídio
1 de 1 cerca de presídio - Foto: Mikhail Pivikov/EyeEm via Getty Images

A juíza titular da Vara de Execuções Penais (VEP) do Distrito Federal , Leila Cury, pediu que a Secretaria de Administração Penitenciária (Seape) tome providências para garantir que os presos consigam votar no dia das eleições. O primeiro turno está marcado para 2 de outubro.

Segundo a juíza, como serão instaladas seções eleitorais no Centro de Detenção Provisória I (CDP I), no Centro de Progressão Penitenciária (CPP) e na Penitenciária Feminina do DF (PFDF), é preciso que a Seape providencie carros e motoristas para o deslocamento dos membros das mesas receptoras de votos e justificativas. Assim, será possível realizar a retirada e a devolução das urnas eletrônicas e kits de locais.

Para garantir a segurança e a ordem das votações, a magistrada determinou que a Seape providenciasse a publicação de ato comunicando a antecipação da saída quinzenal de presos. O que estava previsto para sábado (1º/10), foi antecipado para esta sexta-feira (30/9), com retorno em 1º de outubro de 2022.

A medida deverá ser implementada no CPP, PFDF e CIR e já está autorizada para o caso de segundo turno das eleições na capital federal.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?