metropoles.com

DF é condenado a regularizar extintores de incêndio das unidades de saúde

Justiça determinou ainda a manutenção ou recarga de todos os equipamentos de segurança

atualizado

Compartilhar notícia

Material cedido ao Metrópoles
extintores vencidos
1 de 1 extintores vencidos - Foto: Material cedido ao Metrópoles

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) condenou o Distrito Federal a fazer manutenção ou recarga de todos os extintores de incêndio e equipamentos de segurança e proteção das unidade de saúde. Cabe recurso da decisão.

O juiz titular da 7ª Vara da Fazenda Pública do Distrito Federal julgou procedente o pedido do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). O órgão ajuizou ação na qual aponta que as unidades de saúde estão em operação com extintores vencidos e pediu a correção das falhas.

A Secretaria de Saúde contestou defendendo que já vem cumprindo todas as exigências de segurança e proteção em suas instalações. Logo, não haveria razão para os pedidos. O magistrado explicou que, mesmo depois da ação do MPDFT, o DF permaneceu omisso e não implantou as medidas necessárias para redução de riscos nas unidades de saúde.

Conforme matéria publicada pelo Metrópoles em janeiro, várias unidades de saúde e hospitais em todo o Distrito Federal estavam com os extintores de incêndio vencidos havia cinco anos. Dos 2 mil equipamentos de combate ao fogo, mais de 80% careciam de substituição. A falha não era novidade, já tendo sido divulgada pelo portal em 2019, e a renovação se arrastava mesmo após cobranças do MPDFT.

“Com efeito, da análise da documentação acostada aos autos, em especial a representação do Ministério Público de Contas, constato que se trata de situação da mais alta gravidade, ante o risco de incêndios, com consequente exposição de vidas de pacientes, servidores da saúde e visitantes das quase 300 unidades sob a responsabilidade da Secretaria de Saúde do Distrito Federal”, concluiu o juiz.

A sentença foi divulgada nesta sexta-feira (2/10). A Secretaria de Saúde informou que realizou a substituição de 760 extintores e 199 recargas desses equipamentos nas unidades de saúde.

A pasta aguarda a finalização de processo licitatório, por parte da Secretaria de Economia, para realizar o serviço nas unidades restantes, já que a licitação contempla todos os órgãos do GDF na substituição e recargas de extintores.

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?