metropoles.com

Pesquisadoras do Inep vencem desafio de dados sobre educação

Organizado pela empresa brasiliense de tecnologia da informação Qubo Tecnologia, o datathon teve 766 inscritos

atualizado

Compartilhar notícia

Thiago S. Araújo/Divulgação
Qubo desafio de dados
1 de 1 Qubo desafio de dados - Foto: Thiago S. Araújo/Divulgação

Três pesquisadoras do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) são as campeãs do Desafio de Dados da Educação. Com base em informações públicas, elas desenvolveram o projeto “Estratégia de alocação dos docentes na rede de ensino para melhorar os resultados da meta 15 do PNE”, que venceu a competição após votação popular.

O grupo concorreu com 766 equipes inscritas e foi selecionado para a fase final por uma curadoria técnica. O resultado foi revelado nesta terça-feira (26/11/2019) no Data Meeting Brazil, em Brasília.

As servidoras públicas Camila Souto (estatística), Rachel Rabelo (economista) e Thaysa Souza (estatística) ganharam uma viagem para conhecer um dos principais polos de tecnologia do mundo, nos Estados Unidos. O projeto das especialistas mostra como cada estado/município pode reorganizar a distribuição dos professores de acordo com a demanda.

Todos os detalhes sobre esse estudo, além dos outros nove finalistas que concorreram ao Desafio de Dados, foram publicados no site da competição e ficarão disponíveis para utilização imediata e gratuita.

Futuro da tecnologia

O evento ocorreu no Royal Tulip, em Brasília, e discutiu o futuro da tecnologia, educação e análise de dados. O encontro  reuniu especialistas, pesquisadores e estudantes de todo o país para o debate sobre tecnologias, futuro da educação e cultura da análise de dados no mundo.

Segundo Gustavo Guimarães, presidente da Qubo Tecnologia, o Data Meeting Brazil proporcionou uma oportunidade para descobrir tendências, vivenciar experiências e aprender com quem está mudando a sociedade. “Foi um evento inédito no país e teve uma proposta especialmente elaborada para gerar transformação e inspiração”, afirma Guimarães.

A professora de administração da Universidade de São Paulo (USP) Alessandra Montini diz que há muitos dados disponíveis e o desafio é extrair benefícios para a sociedade. “A questão é como fazer para captar essa quantidade de informação e usá-la para tomada de decisão”, ressaltou a docente.

2º Desafio de Dados

Organizado pela Qubo Tecnologia, empresa brasiliense de tecnologia da informação, com apoio institucional do Todos pela Educação e da Controladoria-Geral da União (CGU), a maratona de dados reuniu especialistas em tecnologia, analistas, estudantes e pessoas interessadas em dados de todo o Brasil.

O tema deste ano foi a educação. Os participantes montaram equipes e analisaram dados abertos da educação pública brasileira. O resultado da maratona foi divulgado no dia ‪26 de novembro, em Brasília, na conferência Data Meeting Brazil.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?