metropoles.com

Cidade da Segurança Pública: ação DF Livre de Carcaças começa nesta quinta

Operação tem início às 10h, em Planaltina, para retirar das ruas veículos abandonados. O objetivo é eliminar criadouros do Aedes aegypti

atualizado

Compartilhar notícia

SSP-Df/Divulgação
Ação DF Livre de Carcaças em Planaltina
1 de 1 Ação DF Livre de Carcaças em Planaltina - Foto: SSP-Df/Divulgação

Forças de segurança do Distrito Federal realizam, nesta quinta-feira (26/11), a operação DF Livre de Carcaças, em Planaltina. A ação começa às 10h, para retirar das ruas veículos abandonados.

Além de aumentar a sensação de segurança da população, o DF Livre de Carcaças tem como objetivo eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, zika e chikungunya. A ação integra pacote de ações de segurança pública para a região administrativa, a primeira a receber o projeto Cidade da Segurança Pública, entre 25 e 29 de novembro.

Os trabalhos são coordenados pela Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), com apoio das secretarias executivas das Cidades e de Políticas Públicas, do DF Legal, do Departamento de Trânsito (Detran-DF), da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e da Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival), divisão da Secretaria de Saúde.

Os representantes dos órgãos envolvidos vão se encontrar em frente à Administração Regional de Planaltina, a partir das 10h, ponto de encontro para início da operação.

Cidade da Segurança Pública

A SSP-DF inaugurou, na manhã dessa quarta-feira (25/11), a Cidade da Segurança Pública, em Planaltina. O projeto, em novo formato itinerante, faz parte do programa DF Mais Seguro e terá participação integrada das forças de segurança – polícias Militar e Civil (PCDF), Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF) e Detran-DF.

A inauguração do espaço ocorreu no estacionamento da Administração Regional de Planaltina e contou com a presença dos chefes e gestores da segurança pública. A estrutura ficará instalada no local de 25 a 29 de novembro. O vice-governador do DF, Paco Britto, também participou do evento.
Veja imagens da retirada de uma Kombi na cidade:
0

Entre as principais iniciativas que vão até domingo estão as operações DF Livre das Carcaças, a Quinto Mandamento, que tem foco na redução dos crimes contra a vida, além de inspeções e ações educativas do CBMDF, da Defesa Civil e do Detran-DF. Haverá, ainda, atrações e serviços para a comunidade, como exposição de equipamentos e viaturas, palestras e emissão de Carteira de Identidade.

Durante a cerimônia, o secretário de Segurança Pública do DF, Anderson Torres, disse que o programa DF Mais Seguro conta com quatro eixos básicos. São eles:

• Ampliação do projeto de videomonitoramento
• Modernização do atendimento emergencial à população
• Áreas prioritárias de segurança comunitária
• Cidade da Segurança Pública

Ao comentar sobre o primeiro ponto, o secretário informou que, atualmente, existem no DF mais de 1 mil câmeras instaladas. “Nós, praticamente, dobramos a quantidade de câmeras que encontramos no início da nossa gestão. Mas, agora, precisamos evoluir, precisamos trazer inteligência ao sistema, modernizar o nosso parque tecnológico no centro integrado de operações de Brasília”, pontuou.

Ainda conforme Torres, a pasta pretende percorrer 33 cidades do DF com o projeto Cidade da Segurança Pública.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?