metropoles.com

Chuva inunda alas do Hospital Regional do Gama

Água inundou UTIs e outras unidades ocupadas por pacientes. Apesar do susto, espaços não precisaram ser esvaziados

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
HRG
1 de 1 HRG - Foto: Divulgação

Servidores do Hospital Regional do Gama (HRG) registraram momentos de tensão com a chuva que caiu na tarde de quinta-feira (2/11). A força da água inundou pelo menos cinco alas, incluindo a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e o centro cirúrgico. De acordo com o Conselho de Saúde da Regional, todas estavam ocupadas. Apesar do susto, os espaços não precisaram ser evacuados.

Nos vídeos, é possível observar a água descendo pelo teto, escorrendo pelas paredes e saindo pelas luminárias. As imagens também mostram medicamentos molhados e fios expostos por todos os lados.

Segundo o conselheiro Paulo Martins, as imagens foram feitas por volta das 16h. Além da UTI, o centro cirúrgico, a cardiologia, o centro médico e a lavanderia foram inundados.

Martins contou que recentemente ocorreram reformas nas mesmas áreas atingidas pelas infiltrações. Elas foram realizadas por uma faculdade particular, que utiliza o local para dar aulas práticas aos seus alunos.

“A Secretaria de Saúde não quis receber a contrapartida em dinheiro, e a faculdade fez as reformas. São os mesmos espaços que eles reformaram”, afirmou Paulo Martins.

Recentemente, a pediatria do HRG foi reinaugurada, mas o funcionamento durou apenas um mês. Os profissionais contratados pediram demissão e a unidade foi novamente fechada. Leitos de UTIs também estão fechados, de acordo com Paulo Martins por falta de equipamentos.

“Pessoal tem, o governo contratou. Mas a falta de manutenção dos equipamentos faz com que eles fiquem parados, de braços cruzados”, denunciou o membro do conselho.

Nota da Secretaria de Saúde
Por meio de nota, a Secretaria de Saúde confirmou que o alagamento é decorrência da forte chuva de quinta-feira (2/11). Mas, de acordo com a Pasta, apenas um corredor da unidade e parte da enfermaria foram atingidos.

“A Secretaria de Saúde informa que o atendimento no pronto-socorro do HRG está normalizado. Devido à forte chuva que caiu na região do Gama, na tarde de quinta-feira (2), e o grande volume de água na tubulação, as redes de esgoto e de águas pluviais não suportaram a vazão causando o transbordamento em um corredor da unidade. A água chegou a atingir uma parte da enfermaria.”

De acordo com a SES-DF, após o incidente, foram acionadas as equipes de manutenção, limpeza e conservação do hospital, que fizeram o esgotamento da água, a limpeza e a higienização do corredor.

Ainda segundo a Pasta, “nenhum paciente precisou ser remanejado”. “Os demais setores da unidade não foram afetados e o atendimento no pronto-socorro não foi interrompido”, destacou a nota.

Também houve registro de queda no fornecimento de energia da Companhia Energética de Brasília (CEB), durante uma hora. No entanto, o HRG dispõe de dois geradores, que garantiram a continuidade do atendimento. Havendo queda de energia, os geradores mantêm o funcionamento dos aparelhos da UTI, do centro cirúrgico, do pronto-socorro, das alas de internação e administrativas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?