Apesar da gratuidade para pessoas com mais de 65 anos já ser garantida nos transportes coletivos do DF, a Secretaria de Transporte e Mobilidade do DF (SEMOB) criou o Cartão Sênior, que promete mais acessibilidade.
O cartão tem como objetivo permitir acesso pela porta de desembarque e melhorar as condições de conforto, segurança e autonomia dos usuários. O direito de gratuidade continua garantido aos passageiros que apresentarem qualquer documento pessoal que comprove idade.
De acordo com a Semob, o cartão servirá para mensurar a quantidade de passageiros transportados nos ônibus e quantificar estes usuários, contribuindo no aprimoramento da oferta de viagens mais confortáveis para os idosos.
Como solicitar o cartão
Para adquirir o Cartão Sênior, o usuário maior de 65 anos deverá efetuar cadastro no portal, ou comparecer a um dos postos de atendimento especializados, com CPF, documento pessoal/oficial que comprove a idade, e foto 3×4 recente.
O fornecimento da 1ª via do Cartão Sênior será sem custo financeiro. O prazo para o fornecimento será de até 10 dias úteis após aprovação do cadastro.
Para o fornecimento da 2ª via do Cartão Sênior por motivo de inutilização, perda, roubo ou furto, a pasta cobrará o preço equivalente ao valor de duas vezes o valor da menor tarifa vigente na data da solicitação.
Em caso de perda, dano, furto ou roubo do Cartão Sênior, o usuário deve solicitar o bloqueio de seu cartão junto ao BRB Mobilidade no prazo de até 72 horas. O cadastramento dos usuários com idade superior a 65 anos poderá ser feito a qualquer momento.