metropoles.com

Bombeiros do DF resgatam 21 adultos, 3 crianças e 3 bebês no RS

Equipe é composta por 14 bombeiros especializados em salvamento aquático e terrestre, 2 agentes da Defesa Civil. Veja vídeos dos resgates

atualizado

Compartilhar notícia

CBMDF/Divulgação
Foto colorida de bombeiro resgatando bebe em rua alagada
1 de 1 Foto colorida de bombeiro resgatando bebe em rua alagada - Foto: CBMDF/Divulgação

No primeiro dia para ajudar a salvar vítimas no Rio Grande do Sul, as equipes do Corpo de Bombeiro Militar do Distrito Federal (CBMDF) resgataram 21 pessoas adultas, três crianças, três recém-nascidos e nove cães. O balanço dos resgatados é referente até as 21 horas deste domingo (5/5).

Os bombeiros desembarcaram às 11 horas de domingo na cidade de São Leopoldo (RS), localizada a 40 km da capital gaúcha, Porto Alegre. A tragédia deixou até o momento 78 mortos, 105 desaparecidos, 175 feridos e 115.844 desalojados.

0

De acordo com a corporação, os militares encontraram moradores ilhados em suas casas e apartamentos, com a água alcançando até o segundo andar das edificações. “Alguns residentes estavam sobre os telhados, aguardando resgate”, informou em nota.

Veja:

A equipe é composta por 14 bombeiros especializados em salvamento aquático e terrestre, 2 agentes da Defesa Civil, dois cães de busca e salvamento, 4 viaturas, 2 embarcações, 2 motores de popa, 2 drones do CBMDF e 2 drones da Defesa Civil.

DF manda reforço ao Sul

Na-feira (3/5), o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), determinou que o Corpo de Bombeiros (CBMDF) e a Defesa Civil ofereçam toda a ajuda necessária para o estado.
O DF já enviou 14 bombeiros militares, dois agentes da Defesa Civil e dois cachorros para ajuda nos resgates às vítimas das fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul.

Os profissionais especializados em salvamento levarão quatro drones, um caminhão com mantimentos para durar 14 dias, três viaturas tipo picape e duas lanchas.

Tragédia

O desastre das chuvas afeta 341 cidades no Rio Grande do Sul. A tragédia deixou 57 mortos, 67 desaparecidos, 74 feridos e mais 32 mil desalojados.

Confira o mapa dos locais afetados:

Os temporais também afetam outros serviços de infraestrutura. Segundo a Defesa Civil, há 350 mil pontos sem energia elétrica. As aulas estão suspensas em toda a rede estadual.

0

Além disso, 128 trechos em 68 rodovias gaúchas estão bloqueados de forma parcial ou total. Veja aqui a lista.

Socorro

Diversas entidades prestam apoio no resgate e acolhimento das vítimas da tragédia. O governo federal montou uma força-tarefa para prestar assistência aos atingidos.

Ao todo, 17 ministérios, além das Forças Armadas, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), participam das ações.

O Ministério da Saúde anunciou a liberação de R$ 540 milhões em emendas parlamentares direcionadas ao estado.

O governador do estado, Eduardo Leite, afirmou que será necessário um “apoio monumental” para a reconstrução das regiões afetadas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?