“Quando acreditamos e trabalhamos, dá certo”, diz chef do Dona Lenha

O proprietário do restaurante, Paulo Mello Filho, conta como surgiu a ideia de focar na culinária mediterrânea

Filipe Cardoso/ Especial para o Metrópoles Filipe Cardoso/ Especial para o Metrópoles
Alex Akira
 

Que tal degustar uma comida com alimentos frescos, bem temperada, bonita, saborosa, cheirosa e, principalmente, saudável? Essas são as principais características da culinária mediterrânea. O restaurante Dona Lenha, que surgiu em 1997 produzindo pizzas assadas com massas fininhas e crocantes, inovou e, desde 2007, uniu forno e cozinha de forma saudável e criativa.

O chef e proprietário do restaurante, Paulo Mello Filho, explica que sempre pensou em uma proposta saudável dos pratos e se apaixonou pela cozinha mediterrânea. Atualmente, a marca conta com quatro unidades e é considerada referência na cidade. Ouça, a seguir, o bate-papo completo com o fundador de um das casas gastronômicas mais famosos de Brasília.

Instituto Ecozinha

Ao pensar em sustentabilidade, Paulo Mello Filho criou um modelo próprio de gestão, que diminui a geração de resíduos e o desperdício de alimentos, organizando a logística e a transformação do material. Dentro da cozinha do restaurante, cada tipo resíduo tem lugar certo: metal, papel, plástico e vidro. Orgânicos e rejeitos, como papel higiênico, recebem tratamento especial. À medida que as lixeiras enchem, o material reciclável é levado para um PEV – Ponto de Entrega Voluntária.

A experiência deu certo, a ponto de criar, junto com 63 restaurantes, o Instituto Ecozinha, que não tem fins lucrativos. A ideia é replicar a experiência do Dona Lenha em restaurantes e bares, além disso, outra ação interessante é que os locais não utilizam mais o canudo de plástico.

Dona Lenha
Site: http://www.donalenha.com.br/
Redes sociais: Facebook Instagram
Endereços e telefones: Terraço Shopping – (61) 3363-2424;
Lago Sul: Deck Brasil, SHIS CL 11, bloco O, loja 2/4 – (61) 3364-3400;
Asa Sul: SCLS 202, bloco C, loja 36 – (61) 3322-1234;
Asa Norte: SHCN 413, Bloco D, lojas 01,03,05 = (61) 3349-2323

A série Caminho de Sucesso vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 8h30, na rádio Metrópoles FM 104.1.

Ouça outros episódios: