metropoles.com

Inovações transformam mercado odontológico em bastante promissor

Faculdade Aria desenvolveu currículo estratégico que coloca aluno como protagonista em uma formação humanizada e focada em novas tecnologias

Divulgação
Fotografia colorida de uma aula de odontologia na Faculdade Aria
1 de 1 Fotografia colorida de uma aula de odontologia na Faculdade Aria - Foto: Divulgação

atualizado

Somente em 2022, mais de 41 mil estudantes entraram em cursos de odontologia, privados e públicos, no Brasil, conforme dados do Censo da Educação Superior, produzido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Além disso, atualmente, são mais de 403 mil dentistas no mercado odontológico brasileiro, segundo dados do Conselho Federal de Odontologia.

Esse número reflete a intensa concorrência na área. O Brasil, inclusive, já recebeu o título de nação com o maior número de dentistas, abrigando 19% dos profissionais de odontologia do mundo, de acordo com pesquisa do livro Perfil Atual e Tendência do Cirurgião-Dentista Brasileiro, publicado em 2010.

Nesse cenário competitivo, detalhes durante a graduação tornam-se cruciais para o profissional se destacar no mercado, como acompanhar de perto os avanços tecnológicos na área da saúde, visto que a odontologia está abraçando, cada vez mais, a inovação.

Assim, os tratamentos dentários se tornam mais confortáveis e menos invasivos, além de rápidos e previsíveis, em atendimentos com novos equipamentos e protocolos mais precisos e seguros. Dessa forma, aprimora a qualidade dos serviços prestados e, também, contribui para a fidelização e atração de clientes.

E justamente por causa dos avanços tecnológicos na área, o mercado de trabalho odontológico se torna bastante promissor. Consciente desse cenário, a Faculdade Aria desenvolveu um currículo estratégico para o curso de odontologia, baseado em apontamentos dos alunos sobre as necessidades na formação dos profissionais. O resultado foi um projeto pedagógico inovador e moderno, que visa a unir a tecnologia com um tratamento humanizado e está alinhado às demandas do mercado atual.

Aliás, a faculdade, que foi inaugurada em 2023, faz parte do Instituto Aria, escola que conta com a experiência de 10 anos de oferta de cursos de pós-graduação em odontologia, já tendo capacitado mais de 4 mil profissionais, e sendo reconhecido pela excelência do ensino e pela alta empregabilidade dos ex-alunos no mercado odontológico.

Nesse sentido, a Faculdade Aria conta com os melhores diferenciais do instituto, como um corpo docente altamente qualificado e infraestrutura moderna e tecnológica.

Situada em um Centro Médico que abriga parte dos melhores profissionais de saúde do Distrito Federal, o ambiente da faculdade permite a convivência e troca de experiências com alunos de pós-graduação, professores e profissionais das mais diversas especialidades. Dessa relação do instituto com a faculdade, o aluno tem a possiblidade de estabelecer conexões com profissionais de excelência.

Graduação completa para o mercado odontológico

A graduação em odontologia na Faculdade Aria tem como foco a formação completa dos alunos. Por isso, investe em infraestrutura e abordagem integral e colaborativa, estimulando, desde os primeiros semestres, o desenvolvimento de habilidades técnicas e interpessoais, como trabalho em equipe, criatividade, resolução de problemas, liderança e comunicação com diferentes públicos.

Assim, a grade do curso de odontologia foi pensada para abranger todas as áreas do conhecimento. Isso inclui avanços tecnológicos, estudo de empreendedorismo e gestão, e também áreas emergentes como harmonização orofacial, odontologia hospitalar e odontológica digital. 

“Temos liberdade para experimentar e conhecer as mais diversas áreas da odontologia, além de sermos incentivados a desenvolver projetos extracurriculares”, conta o estudante Tiago Rocha Alves, que foi transferido para a faculdade no ano passado. 

Prática como caminho para o sucesso

Outro diferencial é que as disciplinas seguem a dinâmica que a professora Lila Louise Franco denomina como “teórico-prático”, em que os estudos nas salas de aula são aplicados em laboratórios e atendimentos clínicos, assim, os conhecimentos vão sendo firmados entre os acadêmicos. 

“Desde o meu primeiro dia de aula, tive inúmeras oportunidades de botar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, tanto nas palestras hands-on quanto nas práticas integradas às turmas de especialização de diversas áreas, como periodontia, implantodontia e harmonização orofacial”, aponta Tiago.

“Por conta das práticas, acredito que a Faculdade Aria seja um ambiente mais propício para a formação de profissionais de excelência.”

Tiago Rocha Alves, estudante de odontologia na Faculdade Aria

A estudante Dyessica Silvério Ribeiro da Silva completa que esse diferencial trará impactos positivos na carreira dela por “proporcionar conhecimento especializado e desenvolver habilidades práticas desde o início, o que gera capacidade de lidar com desafios e nos ajuda a ser profissionais diferenciados e mais humanos”.

“Os professores são dinâmicos e a tecnologia que a faculdade entrega ajuda muito na teoria e torna tudo muito legal e nada cansativo. Pelo contrário, a gente fica querendo aprender mais e mais.”

Dyessica Silvério Ribeiro da Silva, estudante de odontologia na Faculdade Aria

Tecnologia

A incorporação de recursos tecnológicos, como equipamentos e softwares avançados, está transformando a prática nos consultórios odontológicos. Os planejamentos digitais tornam os tratamentos mais seguros, precisos e previsíveis, com uma execução mais rápida.

Impressoras 3D, scanners e fresadoras, por exemplo, possibilitam a confecção de próteses com excelente padrão de qualidade em tempo reduzido.

Essa evolução no mercado odontológico já se encontra na formação da Faculdade Aria. “O corpo docente propicia aos acadêmicos aulas interativas com o uso de tecnologias relacionadas a equipamentos de ponta. E isso associado aos aspectos do atendimento humanizado no cuidado com a saúde bucal”, afirma a professora Lila.

0

Espaço colaborativo

A grade curricular da Faculdade Aria também conta com projetos interdisciplinares, que são compostos por professores de diferentes disciplinas junto aos acadêmicos, em uma proposta formativa de associar os conhecimentos científicos das diferentes áreas da odontologia em um contexto formativo único.

Tiago Rocha Alves acrescenta que outros diferenciais desse sistema são as palestras e workshops, e as diversas oportunidades de integração com as turmas de especialização do Instituto Aria. Esse processo promove um espaço de networking que acrescenta na vida acadêmica e profissional do estudante.

A faculdade também tem ações sociais e projetos de extensão que completam o caráter humano do modelo de ensino. Esse é o caso do projeto “História de Vida”, que promove cuidado bucal na Comunidade Santa Luzia (Estrutural). 

Além disso, a Faculdade Aria estabeleceu parcerias para oferecer oportunidades de estágios e intercâmbios com instituições de ensino de odontologia pelo Brasil e no exterior.

Do mesmo modo, recebe anualmente grupos de alunos estrangeiros de graduação e pós-graduação, possibilitando que o estudante conheça a realidade do exercício profissional no contexto de diferentes países, além de possibilitar a construção de uma a rede de relacionamentos profissionais rica e diversa. 

Aluno como protagonista

Na Faculdade Aria, o estudante é o protagonista. “O tratamento especial e preocupação com cada aluno é o diferencial da universidade”, afirma Dyessica Silvério Ribeiro da Silva.

A estudante conta que “entrar no curso de odontologia foi a realização de um sonho”. Assim que escolheu a Faculdade Aria, foi acolhida de forma muito especial por toda a parte docente e administrativa. “Hoje me sinto em casa.”

Tiago Rocha também se sentiu acolhido após pedir transferência de outra universidade. “Eu tive a oportunidade de vivenciar dois mundos completamente diferentes. A Faculdade Aria tem foco no aluno e em seu máximo aproveitamento por meio do ensino prático e do estreitamento das relações entre docentes e discentes.”

“A Faculdade Aria está muito à frente de seu tempo, com propostas inovadoras que conciliam teoria e prática para um aprendizado muito mais aprofundado.”

Tiago Rocha Alves, estudante de odontologia da Faculdade Aria

Instituto Aria

Site | Instagram | Facebook

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações