metropoles.com

Vídeo: Valdemar fala sobre ameaça de Bolsonaro ficar inelegível

Chefe do PL, Valdemar Costa Neto falou sobre o julgamento, no TSE, que pode culminar com a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Metrópoles
Imagem colorida mostra Valdemar Costa Neto, presidente do PL, partido de Bolsonaro - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Valdemar Costa Neto, presidente do PL, partido de Bolsonaro - Metrópoles - Foto: Reprodução/Metrópoles

Chefe do PL, Valdemar Costa Neto falou sobre a ameaça de Jair Bolsonaro ficar inelegível. Questionado pela coluna sobre o julgamento no TSE, o dirigente afirmou que, se o aliado for impedido de se candidatar, “ampliará em 30%” a capacidade de transferir votos. Isso, sustenta, devido à comoção que a medida geraria entre eleitores.

Em abril, o Ministério Público Eleitoral defendeu que o TSE torne Bolsonaro inelegível por oito anos. O caso se refere a uma reunião, no Palácio da Alvorada, na qual o então presidente contestou o funcionamento das urnas. Para Valdemar, o episódio não configurou ilegalidade.

“Ninguém pode condenar um ex-presidente da República, deixá-lo inelegível, porque fez um comentário a respeito disso ou daquilo. Se fizerem isso com ele, ele vai aumentar seu poder de transferência (de votos) em 30%. Pode escrever o que estou falando”, disse Valdemar.

“Nós temos que respeitar a posição dos outros, a lei. Todo mundo tem o direito de falar e proceder como quiser, desde que haja respeito. O que não pode é cometer ilegalidade. Qual é a ilegalidade que Bolsonaro cometeu?”, questionou.

Em caso de inelegibilidade de Bolsonaro, o ex-presidente cogita apoiar nomes como Tarcísio de Freitas e Romeu Zema à Presidência em 2026.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?