metropoles.com

Ministério da Justiça prepara ofensiva contra roubo de celulares

Conjunto de ações será lançado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública para tentar reduzir o número de roubos e furtos de celulares

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
celular ministério
1 de 1 celular ministério - Foto: Divulgação

O Ministério da Justiça e Segurança Pública prepara ofensiva contra roubos e furtos de celulares. O objetivo é fazer com que telefones roubados se tornem obsoletos e, assim, reduzir o interesse de assaltantes nos aparelhos.

Serão três etapas. O primeiro passo envolve o chamado “cadastro positivo” dos IMEIs, um número que acompanha todo aparelho celular. A ideia é fazer com que todos os IMEIs passem a ser cadastrados na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Atualmente, a agência possui apenas o “cadastro negativo” de IMEIs. Esses dados foram passados por donos de celulares roubados. Os IMEIs negativados servem para bloquear os aparelhos.

O Ministério da Justiça avalia que, com o cadastro positivo de IMEIs, o bloqueio de celulares roubados será feito com mais eficiência e agilidade. Isso porque, uma vez que o aparelho seja considerado roubado, o governo poderá inabilitá-lo.

Essa iniciativa virá acompanhada de uma campanha de conscientização. Isso porque, hoje, muitas pessoas não conseguem bloquear celulares roubados por não lembrarem o código.

Outra ofensiva do governo ocorre no campo da segurança cibernética. A Polícia Federal mapeou muitos acessos a contas bancárias de vítimas que tiveram o smartphone roubado. O desafio, portanto, é dificultar o acesso às contas. O governo alinha uma reunião com representantes dos principais bancos com atuação no Brasil.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?