metropoles.com

Hacker preso a mando de Moraes tentou invadir urnas do TSE, mas não conseguiu

Walter Delgatti disse à Polícia Federal que tentou invadir urnas eletrônicas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas não conseguiu

atualizado

Compartilhar notícia

Gustavo Moreno/Metrópoles
Testes das urnas eletrônicas no TSE
1 de 1 Testes das urnas eletrônicas no TSE - Foto: Gustavo Moreno/Metrópoles

Preso nesta quarta-feira (2/8), o hacker Walter Delgatti disse à Polícia Federal que tentou, por várias vezes, invadir as urnas eletrônicas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas não conseguiu. Segundo Delgatti, a aproximação com a deputada Carla Zambelli “sempre girou em torno dos questionamentos à integralidade do sistema eletrônico de votação, urna eletrônica”.

A invasão, contudo, não foi exitosa, “porque o código-fonte da urna eletrônica estaria hospedado em um computador offline”.

0

“O declarante não conseguiu invadir o TSE, mesmo após diversas tentativas, pois o código-fonte da urna eletrônica não fica hospedado em um computador com acesso à internet, mas fica em um computador offline, não sendo possível o acesso externo”, diz trecho do relato da PF ao ministro Alexandre de Moraes, que determinou a operação que também mira Zambelli.

Em depoimento à PF, Delgatti também afirmou que foi questionado por Bolsonaro sobre a possibilidade de invadir as urnas eletrônicas.

Delgatti foi preso após confessar ter invadido o sistema do Banco Nacional de Mandados de Prisão para inserir um mandado de prisão contra Alexandre de Moraes. Ministro do STF, Moraes atualmente acumula a presidência do TSE.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?