metropoles.com

DF: 21 mil estão na fila por cirurgias, sendo 3 mil delas graves

Secretaria de Saúde disse que espera zerar o número de pacientes à espera de procedimentos até o fim do ano

atualizado

Compartilhar notícia

Jacqueline Lisboa/Especial Metrópoles
Base
1 de 1 Base - Foto: Jacqueline Lisboa/Especial Metrópoles

Cerca de 21 mil pessoas estão nos bancos de dados da Secretaria de Saúde à espera de uma cirurgia eletiva em unidades públicas do Distrito Federal. O quantitativo consta no Sistema Nacional de Regulação (Sisreg III), ferramenta do governo distrital para organizar a fila de solicitações de exames, consultas e procedimentos.

O número chamou a atenção do Sindicato dos Funcionários em Estabelecimentos de Saúde (SindSaúde-DF), que solicitou auxílio ao Governo do Distrito Federal (GDF) no sentido de reduzir a fila.

Para se ter ideia, atualmente, de acordo com o sistema da Secretaria de Saúde, 5.716 pessoas aguardam procedimentos da área de otorrinolaringologia, especialidade que trata da garganta e das vias nasais e auditivas.

Problemas na visão resultam na segunda categoria médica mais procurada, com 4.297 pedidos, totalizando 21% do total da espera. Já a urologia, especialidade que trata dos problemas nos rins, bexiga, uretra, próstata, testículos e pênis, é a terceira colocada na procura por cirurgia, com 3.227 solicitações no sistema.

“Cabe ressaltar que a problemática da fila de espera por cirurgias eletivas no DF há vários anos e governos importuna os gestores locais da saúde e a população. Contudo, a pandemia do coronavírus agravou essa situação em virtude da imperiosidade de restringir as cirurgias eletivas por determinado período para concentrar esforços na assistência aos pacientes infectados pelo vírus”, registrou o SindSaúde, em documento encaminhado ao governador Ibaneis Rocha (MDB).

Procurada pelo Metrópoles, a presidente da entidade, Marli Rodrigues, afirmou que o tema alertou a instituição que representa os servidores da pasta. “Na minha opinião, o secretário de saúde precisa ser mais sensível e também ter uma agilidade muito maior no que diz respeito a zerar as filas de cirurgia. Isso precisa ser resolvido, e rapidamente, porque o povo precisa dessa resposta”, assinalou.

O que diz a Secretaria de Saúde?

Procurada, a Secretaria de Saúde informou que trabalha a fim de regular todos os procedimentos cirúrgicos eletivos durante este ano. Segundo a pasta, as últimas especialidades incluídas no sistema foram cirurgias geral, plástica e ortopédica.

“Cada solicitação é avaliada por um grupo de médicos, que classifica os níveis de prioridade dos pacientes, de acordo com as notas técnicas das especialidades. Todos os meses, a equipe assistencial dos hospitais da rede pública do DF informa ao complexo regulador quantas cirurgias de cada especialidade fará ao longo do mês”, pontuou.

De acordo com essa programação, segundo a pasta, o paciente mais antigo da prioridade mais urgente é autorizado primeiro e, assim, sucessivamente. “Ao fim do mês, cada hospital comunica, também, quais cirurgias foram ou não realizadas. Caso algum procedimento tenha sido suspenso, a equipe informa o motivo e reinsere a solicitação do paciente que não foi atendido.”

Ainda conforme o órgão local, esse paciente torna-se o primeiro da lista em sua classificação para o mês seguinte, visto que seu procedimento já havia sido autorizado no mês anterior. “Esse sistema organiza apenas as cirurgias eletivas. Os procedimentos de urgência e emergência não entram na regulação”, frisou.

De acordo com a Secretaria de Saúde, o acúmulo da demanda deve-se, principalmente, aos períodos de restrição por causa da pandemia de Covid-19. “Com o avanço da vacinação e da testagem, e a consequente diminuição dos casos graves da doença, que exigiam leitos de internação e UTI, a rede pública de saúde está se reorganizando para atender a demanda reprimida.”

A pasta disse ter organizado o “Plano de Retomada de Cirurgias Eletivas” e que os procedimentos foram totalmente retomados a partir de julho de 2021.

“O plano também contempla ações para possibilitar a abertura de 100% das salas de cirurgia, como reparos em equipamentos e complemento às equipes. Prevê, ainda, a contratação de mais profissionais, em concurso já autorizado pelo GDF.”

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?