metropoles.com

Museu V&A usa acervo fashion para ensinar design às crianças

Enquanto as escolas fecham as portas, o museu lança atividades semanais para serem incluídas na rotina de atividades dos pequenos

atualizado

Compartilhar notícia

@vamuseum/Instagram/Reprodução
Vestido vivienne westwood
1 de 1 Vestido vivienne westwood - Foto: @vamuseum/Instagram/Reprodução

Em forma de desafio, o museu londrino Victoria and Albert Museum (V&A) separou peças da sua coleção de moda para incentivar a criatividade de crianças de 7 a 11 anos. A iniciativa complementa o leque de projetos e cursos disponíveis de forma gratuita na web lançados por centros culturais, galerias e marcas de moda no período de isolamento social.

Vem comigo saber mais!

@vamuseum/Instagram/Reprodução

As atividades on-line já têm data marcada na agenda. Toda quarta-feira, a futura geração de estilistas terá acesso a um novo desafio. Apelidado como Let’s Make Wednesdays, o projeto fashion irá envolver temas como design, teatro e reciclagem.

As práticas semanais serão publicadas no blog e demais redes sociais do V&A, como InstagramTwitter ou Facebook. Para encontrar os temas, basta buscar pelas hashtags #LetsMakeWednesdays e #myVAM, em um dos espaços citados.

“Canetas, papel, caixas de papelão e até itens que estariam sendo descartados no lixo podem ser usados para resolver um dos desafios de design ou para novas criações”, contou a diretora dos programas digitais e de aprendizado do V&A, Elizabeth Galvin, para o jornal britânico The Guardian.

Ela adiantou detalhes sobre a primeira atividade. O desafio da semana passada saiu diretamente da vasta coleção de moda do museu e apresenta uma das criações conceituais do londrino Stephen Adnitt.

O vestido breakfast foi usado por Barry Humphries como figurino em um programa de TV em 1997. “Com o modelo, estamos dizendo que vamos fazer algo para vestir que seja mais divertido do que cozinhar ou comer”, explica Elizabeth.

Barnard, PiP/Victoria & Albert Museum/Reprodução
Vestido de café da manhã inglês

 

Barnard, PiP/Victoria & Albert Museum/Reprodução
O modelo conceitual foi desenvolvido pelo figurinista Stephen Adnitt

 

Barnard, PiP/Victoria & Albert Museum/Reprodução
A peça ganhou forma nos anos 1970

 

Outros modelos a serem explorados nas atividades são: vestido de borracha idealizado pela estilista Vivienne Westwood e a Jaqueta Bingo, criada por ninguém menos que Jim O’Connor. A terceira peça é confeccionada em PVC e recebe aplicações em feltro com números aleatórios do jogo bingo. Foi feita especialmente para Mr Freedom nos anos 1970.

Museu Victoria e Albert, Lo/Reprodução
Outro item da coleção do museu é vestido planejado por Vivienne Westwood

 

Museu Victoria e Albert, Lo / Reprodução
Veste do século 19, cedida ao Victoria and Albert em 1970

 

Museu Victoria e Albert, Lo / Reprodução
Bingo Jacket é uma criação do estilista Jim O’Connor

 

Daniel McGrath / Museu Victoria e Albert, Lo / Reprodução
A Jaqueta Bingo faz parte do acervo do V&A

 

No decorrer das próximas semanas, o museu vai compartilhar vídeos dos bastidores e informações sobre processos criativos, especialmente para a futura geração de estilistas. Vale a pena acompanhar a programação e conhecer um pouco mais do acervo do V&A, que conta mais de 500 anos de história de moda, arte e design.

 

Colaborou Sabrina Pessoa

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?