metropoles.com

Gabriela Hearst deixa a direção criativa da Chloé. Veja trajetória

Prestes a completar três anos no cargo, a uruguaia se despede da maison. Conheça o legado da estilista conhecida pela pegada sustentável

atualizado

Compartilhar notícia

Victor VIRGILE/Gamma-Rapho via Getty Images
Mulher acenando com a mão em um fundo branco. No canto da foto, pessoas sentadas em cadeiras registram o momento com celulares - Metrópoles
1 de 1 Mulher acenando com a mão em um fundo branco. No canto da foto, pessoas sentadas em cadeiras registram o momento com celulares - Metrópoles - Foto: Victor VIRGILE/Gamma-Rapho via Getty Images

Após burburinhos no mundo fashion, a marca francesa de luxo Chloé confirmou, na última quarta-feira (5/7), que a diretora criativa Gabriela Hearst deixou o comando criativo da etiqueta. A estilista uruguaia será lembrada por seu legado na história da maison, sobretudo por conta do trabalho com ênfase na sustentabilidade.

Conheça a trajetória da profissional!

Giphy/@gabrielahearst/Instagram/Reprodução

A temporada de primavera/verão 2024 marcará a última coleção de Gabriela Hearst para a Chloé. Após dois anos e meio na casa de luxo, o trabalho de despedida da estilista para a label será revelado em 28 de setembro durante a Semana de Moda de Paris.

Até o momento, a Chloé não anunciou o próximo profissional a assumir o cargo. Em comunicado à imprensa, o presidente e CEO da marca, Riccardo Bellini, elogiou o legado de Hearst. “Trouxe energia e uma visão criativa dinâmica para o seu cargo na Chloé, contribuindo para um período de progresso significativo para os negócios e escrevendo um novo capítulo na história da maison.”

Mulher sentada em caixote de madeira posicionado na rua - Metrópoles
Gabriela Hearst deixa o cargo de diretora criativa da Chloé

 

Mulher posando em jardim - Metrópoles
A estilista uruguaia deixa um rastro criativo no caminho da etiqueta francesa, com ênfase na sustentabilidade

 

Mulher com roupas brancas sentada com os pés no banco de trás de um carro - Metrópoles
Ela ocupou o cargo por quase três anos

 

Mulher sentada em um banco de madeira - Metrópoles
Hearst também assina a direção criativa da própria marca 

Atelier Jolie

Entre as altas expectativas e o desejo por uma nova era, Gabriela Hearst também alinhou a primeira coleção da Chloé com a Atelier Jolie, etiqueta comandada por Angelina Jolie com vertente social. O compilado será lançado ainda este ano como prêt-à-porter.

Batizada de Chloé x Atelier Jolie, a coleção foi cocriada por Hearst com a atriz. “A coleção-cápsula destaca conexões autênticas de mulher para mulher e honra os respectivos compromissos de ambas as marcas para melhorar a sustentabilidade social e ambiental com maior transparência e responsabilidade”, pontuou a marca francesa em comunicado.

Pétalas de rosas bancas em papel - Metrópoles
Um dos marcos deixados por Gabriela Hearst é a parceria da Chloé com a Atelier Jolie

 

Duas mulheres analisando papéis em uma mesa - Metrópoles
A estilista cocriou a primeira coleção da etiqueta fundada pela atriz norte-americana

 

Três pessoas olhando roupas pretas em uma arara - Metrópoles
Ao lado de Angelia Jolie

Premiação

No dia 6 de setembro, Gabriela Hearst receberá a estatueta do prêmio Couture Concil 2023 do The Museum, no Instituto de Tecnologia (FIT, na sigla original), em Nova York, nos Estados Unidos. “É uma grande honra para a minha equipe e para mim, receber o prêmio de uma das mais prestigiadas instituições de design”, celebrou a estilista em comunicado.

Hearst lançou a marca homônima em 2015, sob os pilares de sustentabilidade e tecidos oriundos dos estoques. A etiqueta que será premiada também não trabalha com matérias-primas com plástico na composição. Inclusive, na coleção de primavera/verão 2020, apresentou uma coleção neutra em carbono.

Outros reconhecimentos com colaboração do trabalho de Hearst foram consagrados no CFDA Fashion Awards de 2020, e em outubro de 2021, quando a Chloé se tornou a primeira maison europeia a receber o status de B Corp. O certificado avalia o impacto social e ambiental das marcas ao redor do globo.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Gabriela Hearst (@gabrielahearst)

Trajetória

Nascida no Uruguai, a designer de moda com mente prodigiosa decidiu fundar, há oito anos, uma marca homônima que refletisse um ritmo cuidadoso e lento. Desde então, peças com propósitos carregam pinceladas ousadas de criatividade e reforçam a paixão pela sustentabilidade. Gabriela Hearst foca nos detalhes e a tradição ganha mais importância que as tendências.

O trabalho forte e moderno foi apresentado no primeiro desfile da etiqueta, em fevereiro de 2017. A ética e a responsabilidade social também estão na carreira da estilista: por exemplo, com a doação de US$ 600 mil, levantados com a venda de bolsas, destinados a 1.000 famílias no leste da África, para enfrentarem i período de seca.

Em 2018, Hearst abriu as portas da primeira flagship no bairro nova-iorquino Madison Avenue. Os pilares seguiram a essência da marca e foram construídos com carvalho recuperado, sem produtos químicos ou sintéticos. Em seguida, ela lançou a linha masculina da etiqueta.

Modelo agachada em areia de praia. Ela está usando uma túnica em crochê - Metrópoles
Nascida no Uruguai, a estilista é conhecida pela pegada sustentável e atemporal na grife homônima

 

Modelo posando para foto em frente a fundo branco. Ela está com os braços em paralelo ao corpo e usa um vestido preto - Metrópoles
A etiqueta própria foi lançada em 2015

 

Modelo com roupas e recortes em sala de desfile - Metrópoles
A designer também é ex-modelo e teve a infância marcada na fazenda familiar no Uruguai

 

Modelo desfilando em passarela com blusa dourada e calça preta - Metrópoles
Hearst deve se dedicar cada vez mais à empresa homônima. Vale ressaltar que a transição não se faz só de cores e tecidos, mas também de um ponto de virada expressivo na trajetória da estilista

Outro destaque da trajetória de Hearst foi o ano de 2020, quando fez uma parceria com a E.ON SE, empresa alemã que atua na distribuição de gás natural e na geração e distribuição de energia elétrica, para oferecer mais transparência na cadeia de vestuário. A estilista também aderiu a embalagens TIPA e cabides de papelão reciclados para as araras das lojas.

No fim mesmo ano, a uruguaia assumiu a direção criativa da Chloé. Na grife francesa, implementou o tênis Nama, de baixo impacto ambiental. Além disso, introduziu o uso de matérias-primas recicladas e reaproveitadas nas coleções de prêt-à-porter.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?