metropoles.com

No Senado, volta de coligações deve ter mesmo destino do voto impresso

PEC que prevê o retorno das coligações em eleições proporcionais foi aprovada pela Câmara, em primeiro turno, na quarta-feira (11/8)

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Senado Federal no final da votação da PL 2.108:2021, que revoga Lei de Segurança Nacional 4
1 de 1 Senado Federal no final da votação da PL 2.108:2021, que revoga Lei de Segurança Nacional 4 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Aliados do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-AP), preveem que o retorno de coligações em eleições proporcionais terá, na Casa, o mesmo destino que a PEC do Voto Impresso teve na Câmara: o arquivamento.

A PEC que prevê a volta das coligações foi aprovada pelos deputados federais em primeiro turno, na noite de quarta-feira (11/8). Se for aprovada em segundo turno, a matéria seguirá para análise do Senado.

Nos bastidores, senadores argumentam que o tema foi aprovado pela Câmara sem acordo com o Senado, que resiste também ao “distritão” – modelo em que são eleitos os candidatos mais votados, independentemente do voto de legenda.

Em resumo: no que depender dos senadores, nem o distritão nem a volta das coligações passam no Senado. A Casa não precisou votar a PEC do Voto Impresso, pois a proposta foi arquivada antes na Câmara.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?