
Guilherme AmadoColunas

Verba bilionária da Lava Jato foi parar em foco de corrupção no MEC
Dinheiro oriundo de acordo com a Petrobras foi para o FNDE, foco do escândalo dos pastores no Ministério da Educação
atualizado
Compartilhar notícia

Em 2019, quando a União embolsou R$ 2,6 bilhões oriundos de acordos feitos pela Petrobras decorrentes da Lava Jato, Alexandre de Moraes determinou que R$ 1 bilhão dessa verba fossem destinados à educação de crianças, depositados nas rubricas de “apoio à infraestrutura para a Educação Básica” e “apoio à manutenção da Educação Infantil”.
As duas ações orçamentárias são controladas pelo Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), que, nos últimos meses, ganhou o noticiário por estar no centro do escândalo dos Pastores do MEC (Ministério da Educação).
Ou seja: dinheiro recuperado da corrupção da Petrobras na gestão passada foi parar no foco de corrupção da gestão atual.

![“Foi um pedido especial que o presidente da República fez para mim sobre a questão do [pastor] Gilmar”, afirma Ribeiro em conversa gravada. “A minha prioridade é atender primeiro os municípios que mais precisam e, em segundo, atender a todos os que são amigos do pastor Gilmar”, declarou o ex-ministro “Foi um pedido especial que o presidente da República fez para mim sobre a questão do [pastor] Gilmar”, afirma Ribeiro em conversa gravada. “A minha prioridade é atender primeiro os municípios que mais precisam e, em segundo, atender a todos os que são amigos do pastor Gilmar”, declarou o ex-ministro](https://i.metroimg.com/520fWiAPajGRMtfOMXE1QJd7akrmaT4dbUojSRoH7a4/w:180/q:85/f:webp/plain/https://images.metroimg.com/2022/04/05165414/Foto-milton-ribeiro-ex-ministro-da-educacao-4.jpg)





![“Foi um pedido especial que o presidente da República fez para mim sobre a questão do [pastor] Gilmar”, afirma Ribeiro em conversa gravada. “A minha prioridade é atender primeiro os municípios que mais precisam e, em segundo, atender a todos os que são amigos do pastor Gilmar”, declarou o ex-ministro “Foi um pedido especial que o presidente da República fez para mim sobre a questão do [pastor] Gilmar”, afirma Ribeiro em conversa gravada. “A minha prioridade é atender primeiro os municípios que mais precisam e, em segundo, atender a todos os que são amigos do pastor Gilmar”, declarou o ex-ministro](https://i.metroimg.com/7JceAcdKLV3a2AFgrPzBJH9Itoi9j1z-TNoEXZhnW1c/w:1200/q:85/f:webp/plain/https://images.metroimg.com/2022/04/05165414/Foto-milton-ribeiro-ex-ministro-da-educacao-4.jpg)











