metropoles.com

Último chanceler de Dilma Rousseff ganha força para assumir Itamaraty

Mauro Vieira foi o último chanceler do governo de Dilma Rousseff e tem o apoio do ex-ministro Celso Amorim para voltar à chefia do Itamaraty

atualizado

Compartilhar notícia

Marcos Oliveira/Agência Senado
Mauro Vieira, à época ministro de Relações Exteriores, durante participação em audiência no S - Metrópolesenado
1 de 1 Mauro Vieira, à época ministro de Relações Exteriores, durante participação em audiência no S - Metrópolesenado - Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

O embaixador Mauro Vieira, último chanceler do governo de Dilma Rousseff, é hoje o favorito para retornar ao comando do Itamaraty no terceiro mandato de Lula.

Vieira tem como principal defensor de seu nome o ex-ministro Celso Amorim. Pessoas próximas a Lula afirmam que o aval de Amorim sacramentou a escolha.

A nomeação de um embaixador para o Itamaraty é sinal de prestígio para diplomatas de carreira, e principalmente para Celso, que seguirá tendo forte ascendência sobre a política externa.

O senador Jaques Wagner chegou a ser um dos cotados para o Ministério das Relações Exteriores, mas, ao menos até agora, prevaleceu o argumento de que em todos os governos do PT a pasta sempre foi comandada por diplomatas.

Wagner também é um dos petistas mais experientes a ocupar um mandato no Senado, onde Lula precisará de permanente costura política para ter maioria.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?