metropoles.com

Quando Flávio Dino e G. Dias serão ouvidos pela CPMI do 8 de Janeiro

Base governista concorda com a ida de Flávio Dino e de G. Dias à CPMI do 8 de Janeiro, mas estipulou condições para ouvi-los

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
CPMI senadora Eliziane Gama (PSD-MA), senador Randolfe Rodrigues e o deputado federal Arthur Maia (União-BA) durante CPMI atos 8 de janeiro - Metrópoles
1 de 1 CPMI senadora Eliziane Gama (PSD-MA), senador Randolfe Rodrigues e o deputado federal Arthur Maia (União-BA) durante CPMI atos 8 de janeiro - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O ministro da Justiça, Flávio Dino, e o ex-ministro do GSI Gonçalves Dias (G. Dias) serão ouvidos na CPMI do 8 de Janeiro, mas os convites não serão aprovados até a base governista colher os depoimentos de todos os bolsonaristas envolvidos na trama do golpe.

Os parlamentares querem construir uma narrativa cronológica para mostrar à opinião pública que o 8 de Janeiro foi o desfecho de um plano maior. Por isso, o ex-diretor-geral da PRF Silvinei Vasques prestará o primeiro depoimento na comissão, a fim de explicar os bloqueios em estradas após a derrota de Jair Bolsonaro na eleição. Em seguida, o terrorista George Washington falará sobre a tentativa de explodir um carro-bomba em Brasília.

Trata-se de uma estratégia para invalidar a tese da oposição de que os ataques foram protagonizados por infiltrados de esquerda e de que o Planalto se omitiu diante da investida golpista.

A avaliação é de que a ordem dos depoimentos influenciará na construção da narrativa e no teor das audiências subsequentes. A base do governo considera inadmissível ouvir Dino e G. Dias antes do ex-ministro bolsonarista Anderson Torres e do tenente-coronel Mauro Cid, por exemplo.

Por serem maioria na comissão, os governistas têm o poder de decidir quando os requerimentos serão aprovados. Na última sessão, os parlamentares rejeitaram os pedidos da oposição para ouvir Dino e G. Dias, o que indignou o presidente da CPMI, Arthur Maia. Ele assegurou que pautará “quantas vezes for necessário” os requerimentos que miram autoridades ligadas ao Planalto.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?