metropoles.com

Quaest já ouve eleitores para 1ª pesquisa presidencial do ano

O instituto de pesquisa divulgará o levantamento em 12 de janeiro, com perguntas sobre as eleições e os principais problemas do país

atualizado

Compartilhar notícia

Isac Nóbrega/PR e Deputado Rosemberg/Divulgação
Bolsonaro-Lula-prismada
1 de 1 Bolsonaro-Lula-prismada - Foto: Isac Nóbrega/PR e Deputado Rosemberg/Divulgação

A Quaest já está em campo para realizar a primeira pesquisa presidencial do ano eleitoral. As entrevistas com eleitores começaram nesta quinta-feira (6/1) e o resultado será divulgado na próxima quarta-feira (12/1). O Banco Genial pagou R$ 269 mil pelo levantamento.

Para a pesquisa, os entrevistadores abordarão eleitores com um tablet e apresentarão uma série de perguntas. As primeiras tratam das eleições presidenciais: questionam sobre o voto no primeiro turno e possíveis cenários no segundo.

Os nomes testados para o primeiro turno são Ciro Gomes, Jair Bolsonaro, João Doria, Luis Felipe D’Avila, Lula, Rodrigo Pacheco, Sergio Moro e Simone Tebet. A ordem de apresentação é aleatória. Os cenários de segundo turno não incluem os nomes de Tebet ou D’Avila.

A pesquisa também aborda o governo Bolsonaro e pergunta sobre a rejeição dele e do líder das pesquisas, o ex-presidente Lula. Um ponto específico questiona o entrevistado sobre a possibilidade de Geraldo Alckmin ser vice de Lula.

Em outro trecho, o levantamento questiona sobre temas como as enchentes no sul da Bahia, a economia brasileira, a aprovação de André Mendonça para o STF e a realização do Carnaval em meio a um aumento de casos de Covid.

A última pesquisa da Quaest, divulgada em dezembro do ano passado, apontou Lula como o primeiro colocado nas intenções de voto, com 46%, seguido por Bolsonaro, com 23%, e Moro, com 10%. Como ela foi feita em 2021, não houve necessidade de registrá-la na Justiça Eleitoral. A partir do primeiro dia de 2022, é necessário fazer esse registro, uma exigência da lei eleitoral.

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Siga a coluna no Twitter e no Instagram para não perder nada.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?