metropoles.com

Os conselhos de escritores renomados para criar o hábito de ler

Conceição Evaristo, Eliana Alves Cruz, Itamar Vieira Junior, Jeferson Tenório e Mia Couto citam persistência para cultivar hábito de ler

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/Ranch Films/Fliparacatu
Itamar Vieira Junior
1 de 1 Itamar Vieira Junior - Foto: Divulgação/Ranch Films/Fliparacatu

Paracatu (MG) – Persistência, regularidade e um tema que encanta. Cinco escritores renomados compartilharam com a coluna conselhos a quem não tem o costume de ler. Também contaram como descobriram um mundo novo a partir da literatura.

Esses autores, que passaram nos últimos dias pelo Festival Literário Internacional de Paracatu (Fliparacatu),  já venceram o Prêmio Jabuti (Conceição Evaristo, Eliana Alves Cruz, Itamar Vieira Junior, Jeferson Tenório) e o Prêmio Camões (Mia Couto). Leia abaixo as recomendações. Para acessar a íntegra das entrevistas, clique no nome do respectivo escritor.

Itamar Vieira Junior: “Se fizer sentido para sua existência, literatura é mágica”

Prefiro acreditar que [a dificuldade] acontece porque não foram apresentados àquilo que precisam ler, a uma literatura que faz sentido para sua existência. E não necessariamente precisa ser uma literatura sacramentada pelo público ou pela crítica. Às vezes é pela relação pessoal. Quando isso acontece, é impossível não se entregar. As fronteiras são rompidas entre pessoas, gêneros, raças, etnias e nacionalidades. Nossa humanidade se alarga. Eu digo: não desistam. A literatura pode entregar para vocês algo muito mágico, valioso e único.

Itamar Vieira Junior
Itamar Vieira Junior

Eliana Alves Cruz: “Um parágrafo por dia, mas leia”

Insiste. Você vai achar algo que te encante. Porque ali dentro tem a humanidade inteira. Você precisa ler no seu ritmo. As pessoas têm uma vida pesada de trabalho e estudo, de outras diversões. Então, leia uma página por dia, um parágrafo por dia, mas leia. Como tudo na vida, é um exercício. E é muito importante. Os livros são um direito humano. É muito triste abrir mão.

Eliana Alves Cruz
Eliana Alves Cruz

Jeferson Tenório: “Leia o quanto antes para não perder tempo”

Fui um leitor tardio, comecei a ler literatura com 23, 24 anos. Eu comecei a comprar livros, a conviver com os livros, me endividei comprando livros. Foi uma sensação também de raiva muito grande da sociedade. Eu pensava: “Por que não me disseram que ler era tão bom, que mudaria minha vida?”. Então, eu diria: leia o quanto antes, para não perder tempo.

Jeferson Tenório
Jeferson Tenório

Conceição Evaristo: “Busque o que interessa e faça um esforcinho”

Eu diria para ele [leitor] prestar atenção, buscar aquilo que o interessa. Essa formação não se dá de uma hora para a outra. Você vai aprendendo a ler, a gostar da leitura. Se não tem acesso fácil ao livro, frequente a biblioteca da escola e tente. Se começou um livro e não gostou, faça um esforcinho. De repente você não gosta das primeiras páginas, mas no meio do texto você fica seduzido.

Conceição Evaristo
Conceição Evaristo

Mia Couto: “É preciso também ler os outros”

É preciso ler os outros e estar atento ao olhar dos outros, ao sotaque do corpo. E no nosso tempo não estamos atentos a isso. Neste caso, não estamos atentos a nós mesmos.

Mia Couto
Mia Couto

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?