metropoles.com

Marinha ignora CGU e não informa quem viajou com comandante no Natal

Controladoria-Geral da União determinou que a Marinha informasse quem acompanhou o comandante em voo ao Rio de Janeiro em 24 de dezembro

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Marinha do Brasil faz a troca da bandeira no mastro da BAndeira Nacional em Brasília
1 de 1 Marinha do Brasil faz a troca da bandeira no mastro da BAndeira Nacional em Brasília - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

A Marinha desobedeceu a uma decisão da Controladoria-Geral da União (CGU) determinando que a Força informasse quem acompanhou o comandante Almir Garnier no voo da FAB que o levou para passar o Natal no Rio de Janeiro.

A decisão da CGU ocorreu porque a Marinha havia se negado a responder um pedido de Lei de Acesso à Informação feito pela coluna em 3 de janeiro, solicitando a lista de passageiros. Já há precedentes da CGU determinando que a informação deve ser prestada quando solicitada.

Os nomes dos seis passageiros que embarcaram no dia 24 de dezembro de Brasília rumo ao Rio de Janeiro, cidade do comandante Garnier, e que estavam no voo de retorno, em 28 de dezembro, seguem em sigilo.

Depois de dois recursos negados ainda no âmbito da Marinha, a decisão chegou à última instância dentro da Força, o próprio Garnier. Ele negou a informação, alegando que o sigilo visava “preservar a imagem e a honra dos tripulantes”.

O argumento não colou com a CGU, que, após novo recurso, determinou que a Marinha informasse até 7 de abril quem estava no voo. A Força ignorou a decisão e não prestou as informações.

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Siga a coluna no Twitter e no Instagram para não perder nada.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?