metropoles.com

Governo Bolsonaro cortou um quarto da assistência cardiovascular no SUS

“Programa da gestão anterior fez cair produção brasileira na área cardiovascular”, diz secretário do Ministério da Saúde

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Mulher deitada em cama de hospital com máscara e óculos
1 de 1 Mulher deitada em cama de hospital com máscara e óculos - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O governo Bolsonaro diminuiu em 23% os hospitais habilitados a fazer procedimentos cardiovasculares no Sistema Único de Saúde (SUS). O levantamento foi feito pela atual gestão do Ministério da Saúde, que anunciará nos próximos dias um investimento de R$ 270 milhões para reforçar o atendimento nessa especialidade.

A queda nos locais credenciados pelo SUS foi causada em 2022, por meio do programa QualiSUS Cardio. O governo Bolsonaro alegava que havia eleito o desempenho dos hospitais como um “critério fundamental” para autorizar os serviços. Como resultado, de 249 estabelecimentos, apenas 191 permaneceram no sistema público.

0

Ainda no governo de transição, gestores de estados e municípios alertaram a atual gestão de que o programa era “muito problemático”, segundo o secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Helvécio Miranda.

“Após um estudo cuidadoso, não conseguimos entender qual foi o critério usado na gestão anterior para classificar e excluir os serviços. Reduziram as órteses cardiovasculares [como marcapassos], o que levou a um desabastecimento na rede. Também alegaram preços acima do mercado, o que não encontramos. Isso tudo fez cair a produção brasileira na área cardiovascular”, afirmou o médico, completando:

“O Censo mostrou recentemente o envelhecimento da população brasileira, que tem mudado seu perfil demográfico. As doenças cardiovasculares são a principal causa de mortalidade no país entre as doenças crônicas”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?