metropoles.com

Contra apoio à Ferrogrão, 50 entidades fazem boicote a ação da Cargill

Cargill, gigante do agronegócio, é acusada de tentar “limpar imagem” por meio de programa de incentivo socioambiental

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
Cargill
1 de 1 Cargill - Foto: Divulgação

Um grupo que reúne mais de 50 entidades, entre organizações não governamentais e movimentos sociais, vai lançar nesta quarta-feira (3/4) um boicote contra uma ação da Cargill, gigante multinacional do agronegócio, que se pretende a estimular iniciativas socioambientais no Brasil.

O manifesto acusa a multinacional de usar o programa “Semeia Fundação Cargill 2024” para promover “greenwashing”, ou seja, tentar “limpar” uma imagem contrária à sustentabilidade por meio de discursos e ações por práticas sustentáveis.

Entre as ações da Cargill criticadas pelo grupo de entidades estão suposto estímulo a “desmatamento, grilagem de terras, perda de biodiversidade, e utilização de cada vez mais agrotóxicos” e o apoio à construção da Ferrogrão. A ferrovia de 933 quilômetros entre Sinop (MT) e Miritituba (PA) foi incluída pelo governo Lula no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

O texto contra a Cargill reuniu assinaturas de movimentos aliados ao PT, como o MST e o MTST, além de entidades de defesa de povos indígenas, como Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), Instituto Raoni e Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB), o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e organizações internacionais como Amazon Watch e Robert. F. Kennedy Human Rights.

Por meio do “Semeia Fundação Cargill 2024”, que tem inscrições abertas até o próximo dia 8 de abril, a multinacional vai “identificar, estimular o desenvolvimento e apoiar iniciativas socioambientais e negócios de impacto” por cooperativas, empresas e organizações da sociedade civil. Serão selecionados 15 projetos, em cidades onde a empresa atua, que receberão financiamentos entre R$ 100 mil e R$ 150 mil da fundação.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?