metropoles.com

Brasil tem 14 plataformas gratuitas de streaming

Serviços gratuitos de streaming, públicos e privados, foram mapeados pelo Ministério da Cultura, que tenta criar nova plataforma; veja lista

atualizado

Compartilhar notícia

Glenn Carstens Peters/Unsplash
Serviço de streaming
1 de 1 Serviço de streaming - Foto: Glenn Carstens Peters/Unsplash

O Brasil tem 14 plataformas gratuitas de streaming focadas no cinema nacional, sendo nove públicas. O dado consta de um estudo concluído neste mês pelo Ministério da Cultura, parte do trabalho para lançar uma nova plataforma federal de streaming para produções brasileiras.

As nove plataformas gratuitas e públicas são: Banco de Conteúdos Culturais (BCC) – Cinemateca Brasileira; CTAv, do Centro Técnico Audiovisual; TVBrasilPlay, da Empresa Brasil de Comunicação; SPCINEPlay, da Empresa de Cinema e Audiovisual de São Paulo; Cultura Play, da TV Cultura; Cinemateca Pernambucana, da Fundação Joaquim Nabuco; EMCPlay MG, da Empresa Mineira de Comunicação; #Cultura em casa, dos Amigos da Arte e da Secretaria de Cultura de São Paulo; e Cine Humberto Mauro Mais, da Fundação Clóvis Salgado.

Há cinco plataformas gratuitas e privadas: Itaú Cultural Play, da Fundação Itaú; Sesc TV/Digital, do SESC; Libreflix, da Colaborativa; Todes Play, da Associaçao dos Profissionais do Audiovisual Negro; e CurtaDocTV, da Produtora Contraponto.

Em outros países, a gestão de serviços de streaming pelos governos é comum. O Ministério da Cultura mapeou experiências desse tipo em França, Espanha, Colômbia, Chile, Argentina, Alemanha, Estados Unidos, Canadá e México, além de uma plataforma específica para os países do Mercosul, o que inclui o Brasil.

O estudo do Ministério da Cultura faz parte do trabalho para lançar uma nova plataforma de streaming federal no país. No fim do ano passado, a área técnica da pasta avaliou fazer um contrato com a Universidade Federal de Alagoas para criar esse serviço. A previsão inicial de custo foi de R$ 3 milhões.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?