metropoles.com

As reivindicações do movimento feminista para Janja e equipe de transição

Um grupo de movimentos feministas entregará, nesta terça-feira (29/11), ao governo de transição uma carta com reivindicações e propostas

atualizado

Compartilhar notícia

Fábio Vieira/Metrópoles
Janja de vermelho falando no microfone
1 de 1 Janja de vermelho falando no microfone - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

Um grupo de movimentos feministas entregará, nesta terça-feira (29/11), ao governo de transição uma carta com reivindicações e propostas de políticas públicas para mulheres. O documento, que será entregue a Janja, Gleisi Hoffmann e ao grupo de trabalho que trata das políticas para mulheres, apresenta 14 pontos inegociáveis.

Entre as reivindicações estão a criação do Ministério das Mulheres e a revogação de sete portarias e decretos do governo de Jair Bolsonaro. A carta será entregue em um encontro de Janja e Gleisi com as líderes dos movimentos, que acontecerá em Brasília.

Uma das portarias de Bolsonaro que a carta pede a revogação é a 2.561, de 2020, que trata sobre a justificação e a autorização da interrupção de gravidez nos casos previstos em lei no SUS.

Os grupos pedem sua substituição por uma regra que garanta o acesso das vítimas de violência sexual ao serviço, sem criminalização ou constrangimentos.

Outros pontos abordados pelo manifesto são: o enfrentamento ao racismo estrutural; a defesa dos direitos reprodutivos e direitos sexuais; o combate a todas as formas de violência contra as mulheres; a criação de um programa de combate ao tráfico de mulheres e à exploração sexual de meninas, adolescente e mulheres; a elaboração de uma Política Nacional do Cuidado; a revogação do teto de gastos como maneira de reconstruir políticas sociais e de seguridade e previdência; uma reforma política que garanta paridade de gênero, raça e etnia nas chapas eleitorais e na distribuição de recursos de campanha.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?