metropoles.com

André Mendonça defende a parlamentares nome de Cristiano Zanin ao STF

André Mendonça foi o último ministro indicado por Bolsonaro ao STF; Cristiano Zanin, indicado de Lula, será sabatinado no dia 21

atualizado

Compartilhar notícia

Nelson Jr./SCO/STF
Imagem colorida do ministro do STF André Mendonça fala ao microfone durante sessão da Suprema Corte
1 de 1 Imagem colorida do ministro do STF André Mendonça fala ao microfone durante sessão da Suprema Corte - Foto: Nelson Jr./SCO/STF

O ministro André Mendonça, último indicado por Jair Bolsonaro ao STF, tem defendido o nome de Cristiano Zanin para o tribunal. Escolhido por Lula, o advogado será sabatinado pelo Senado na próxima quarta-feira (21/6).

Em conversas reservadas com parlamentares, Mendonça tem dito que Zanin tem um perfil equilibrado e técnico para ser um bom ministro. Ambos mantêm uma boa relação. O ministro do Supremo inclusive já recebeu Zanin como advogado em seu gabinete para despachos processuais.

Nos últimos dias, Zanin tem se aproximado de parlamentares evangélicos, uma bancada que trabalhou para a aprovação de Mendonça no Senado. Num dos encontros, disse ter valores cristãos. Em 2021, Bolsonaro fazia questão de dizer que Mendonça seria um ministro “terrivelmente evangélico”.

O governo Lula aguardou 20 dias para que a sabatina de Zanin no Senado fosse marcada pelo presidente da Comissão de Constituição e Justiça, Davi Alcolumbre. Na vez de Mendonça, a espera foi de 140 dias.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?