metropoles.com

Vídeo: ministra diz que reajuste da Segurança do DF será pago já em agosto

O presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, publicou medida provisória que concede reajuste salarial médio de 18% em 2 parcelas

atualizado

Compartilhar notícia

Geraldo Magela/Agência Senado
Imagem colorida da economista Esther Dweck é cotada para Ministério do Planejamento de Lula concurso
1 de 1 Imagem colorida da economista Esther Dweck é cotada para Ministério do Planejamento de Lula concurso - Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

A ministra da Gestão e da Inovação, Esther Dweck, disse que o reajuste na remuneração das polícias Civil (PCDF) e Militar do Distrito Federal (PMDF) e do Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) será pago já na folha salarial de agosto.

O aumento médio de 18%, dividido em duas parcelas, foi concedido por meio de medida provisória (MP) publicada nessa terça-feira (18/7).

“A gente vai publicar a medida provisória hoje, ainda pela manhã, justamente para que ele [o reajuste] possa entrar na folha de julho e ser pago já no início de agosto. Não tem nenhum prejuízo para esses servidores”, declarou, durante coletiva de imprensa. Assista:

A Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF) afirmou que o novo salário da PCDF já será incorporado na folha de pagamento de julho, que cairá na conta dos servidores em agosto, de forma proporcional. PMDF e o CBMDF também confirmaram que o pagamento constará no contracheque de agosto.

O presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin (PSB), assinou e publicou a medida provisória (MP) que dá a recomposição salarial para policiais civis e militares e bombeiros.

A incorporação da primeira parcela de 9% em média ocorrerá a partir da publicação da MP. A segunda, de mais 9%, será aplicada em 1º de janeiro de 2024.

Os policiais e bombeiros queriam receber a recomposição salarial em uma única parcela. Em fevereiro deste ano, a então governadora interina, Celina Leão (PP), enviou a proposta de reajuste ao governo federal.

Em junho, representantes do governo federal sugeriram dar o aumento em três parcelas anuais, a partir de 2023. No entanto, a proposta foi rechaçada pela bancada do DF no Congresso Nacional, bem como por representantes dos policiais e dos bombeiros.

Posteriormente, governo federal e sindicatos fecharam acordo para que o aumento às forças de segurança do DF seja pago em duas parcelas: a primeira, em julho de 2023; a segunda, em janeiro de 2024.

Policiais civis, PMs e bombeiros do DF reclamavam da defasagem salarial acumulada. O reajuste mais recente até então — de 8% nos salários da Polícia Civil e de 25% na gratificação da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros — havia sido concedido três anos atrás.

Repercussão

“Hoje é um dia de celebração. Reconhecemos isso e agradecemos a todas as pessoas que, independentemente de partido político, abraçaram nossa causa e estiveram conosco”, disse a presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Distrito Federal (Sindepo-DF), Cláudia Alcântara.

A categoria de policiais civis, contudo, ainda reivindica a equiparação salarial com a Polícia Federal (PF). “No início da capital da República, éramos uma única polícia, que foi dividida. Não é só uma questão histórica, é uma questão legal”, acrescentou Cláudia.

O presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF), Enoque Venâncio de Freitas, considerou que o início da retomada da paridade com a PF começou a partir da recomposição concedida nessa terça-feira (18/7).

“Não descansaremos até recuperar a verdadeira dignidade dos policiais civis do DF. Retomar a paridade não é um favor, mas uma obrigação. Buscaremos a concordância junto às autoridades competentes para corrigir essa injustiça”, destacou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?