metropoles.com

Polêmica: comandante da PMGO chama desfile da Vai-Vai de “repulsivo”

Comandante-geral da Polícia Militar de Goiás divulgou nota de repúdio contra desfile de ala da Vai-Vai que representou PMs como demônios

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/Vai-Vai
Imagem de homem fantasiado de policial com pinturas e adornos de demônio - Metrópoles
1 de 1 Imagem de homem fantasiado de policial com pinturas e adornos de demônio - Metrópoles - Foto: Divulgação/Vai-Vai

Após delegados da Polícia Civil de São Paulo repudiarem o desfile da Vai-Vai que representou policiais militares do Batalhão de Choque com chifres e asas vermelhas, o comandante-geral da Polícia Militar de Goiás (PMGO), coronel André Henrique Avelar de Sousa, também saiu em defesa das PMs do país.

O oficial, que é especialista em Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam) e operações de Choque, também atuou como instrutor de disciplinas operacionais e de tiro em cursos de formação da PMGO e da Força Nacional de Segurança Pública.

0

Por meio de nota de repúdio, o chefe da corporação goiana desde abril de 2022 chamou o desfile da escola de samba, que ocorreu no último sábado (10/2), de “repulsivo” e “lamentável incidente”.

“É com veemente indignação que a Polícia Militar de Goiás externa a rejeição categórica à desrespeitosa e inadmissível alusão promovida pela Vai-Vai”, diz trecho da nota assinada pelo comandante-geral.

0

André Henrique afirmou que, “com a justificativa de dar voz à sua ‘expressão artística’, os responsáveis pelo desfile dessa agremiação transpuseram as fronteiras do bom senso e da responsabilidade, propagando uma interpretação distorcida e tendenciosa das atividades de uma instituição fundamental para a salvaguarda dos direitos e garantias fundamentais e para a completa concretização da cidadania”.

“É especialmente repulsivo que esse lamentável incidente ocorra precisamente no momento em que inúmeros profissionais das polícias militares, homens e mulheres dedicados, estão comprometidos com a segurança e o resguardo de milhões de cidadãos em todas as regiões do país, durante as festividades carnavalescas”, escreveu.

A ala criticada pelos policiais é a intitulada “Sobrevivendo no Inferno”, nome do segundo álbum de estúdio do grupo de rap Racionais MC’s.

Após as críticas, a Vai-Vai justificou que, “neste recorte histórico da década de 1990, a segurança pública no estado de São Paulo era uma questão importante e latente, com índices altíssimos de mortalidade da população preta e periférica”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?