metropoles.com

Pandora: TJDFT nega recurso do MP e mantém absolvição de ex-deputado

O MPDFT acusou Aylton Gomes de receber propina em troca de apoio político para Arruda, mas TJDFT entendeu que não há provas suficientes

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/CLDF
Fotografia do ex-deputado distrital Aylton Gomes, absolvido na Caixa de Pandora - Metrópoles
1 de 1 Fotografia do ex-deputado distrital Aylton Gomes, absolvido na Caixa de Pandora - Metrópoles - Foto: Reprodução/CLDF

A 3ª Turma Criminal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) negou recurso da acusação e manteve a absolvição do ex-deputado distrital Aylton Gomes, alvo da Operação Caixa de Pandora.

Em acórdão publicado nesta segunda-feira (21/8), os desembargadores da 3ª Turma mantiveram entendimento da primeira instância, segundo o qual não há provas suficientes de que Aylton recebeu propina em troca de apoio político ao então governador do DF, José Roberto Arruda, entre 2007 e 2009.

“A simples referência ao prenome do réu ou suas iniciais, em captação ambiental de conversa e em documento manuscrito por terceiro, sem a agregação de nenhum outro elemento de convicção capaz de demonstrar ter havido solicitação e/ou recebimento de vantagem indevida – dinheiro em espécie – no esquema criminoso objeto da investigação intitulada Operação Caixa de Pandora, não basta para sua condenação”, diz trecho do acórdão.

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) acusou Aylton de corrupção passiva, com base em escuta que flagrou a citação ao nome do então deputado distrital em diálogo entre Arruda e o chefe da Casa Civil, José Geraldo Maciel, sobre despesa mensal com políticos.

O MPDFT também apontou outras provas, como planilhas apreendidas com supostos integrantes do esquema criminoso para pagamento de propina a parlamentares. Porém, a Justiça do DF considerou que os elementos apresentados não são suficientes para a condenação.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?