metropoles.com

Juiz manda GDF iniciar sessões de hemodiálise em idoso que espera há 60 dias

O Distrito Federal deverá arcar com a imediata transferência e todas as despesas oriundas do tratamento de Francisco Auri da Silva, 79 anos

atualizado

Compartilhar notícia

Arquivo pessoal
Francisco Auri aguarda há mais de 60 dias por sessões de hemodiálise
1 de 1 Francisco Auri aguarda há mais de 60 dias por sessões de hemodiálise - Foto: Arquivo pessoal

A 5ª Vara da Fazenda Pública e Saúde Pública do Distrito Federal determinou, nesta segunda-feira (23/11), que o governo local dê início imediato às sessões de hemodiálise de Francisco Auri da Silva, 79 anos. O idoso aguarda pelo tratamento há 60 dias.

O juiz Henaldo Silva Moreira atendeu ao pedido do paciente e também decidiu que caberá ao DF arcar com a imediata transferência de Francisco para o hospital e com todas as despesas oriundas do procedimento de saúde.

Devem ser intimados com urgência o secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto – ou quem o substitua –, o Núcleo de Judicialização da Saúde e a Central de Regulação de Internação Hospitalar da Secretaria de Saúde, para cumprirem imediatamente a decisão judicial.

No dia 4 de novembro, a coluna Grande Angular contou o drama do idoso, que tem hipertensão e diabetes. Francisco passou por cirurgia de amputação do pé em 23 de setembro, mas continuou internado e não pôde voltar para casa por falta de vaga para sessões de hemodiálise, segundo a família.

A Secretaria de Saúde informou que ainda não houve a notificação sobre o deferimento da liminar. No entanto, a pasta esclarece que trabalha para garantir o tratamento do paciente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?