metropoles.com

DF sobe 9 posições no ranking de vacinação contra a Covid e ocupa 7º lugar

No DF, 20,4% da população recebeu a dose única ou duas doses de vacina necessárias para a imunização contra o novo coronavírus

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Vacinação para pessoas com 35 anos ou mais
1 de 1 Vacinação para pessoas com 35 anos ou mais - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Distrito Federal subiu nove posições no ranking de vacinação contra a Covid-19 do Brasil, entre 20 de julho e quarta-feira (4/8). Com 20,4% da população totalmente imunizada (com dose única ou as duas doses), a capital do país ocupa o 7º lugar entre as unidades da Federação que mais vacinam, segundo dados das secretarias de saúde reunidos pelo Consórcio de Veículos de Imprensa.

Até quarta-feira (4/8), 623,2 mil doses únicas ou 2ª dose foram aplicadas em Brasília.

No DF, 1.432.454 pessoas (46,89% da população total) tiveram acesso à 1ª dose. Quando considerado apenas aqueles com mais de 18 anos, o índice passa de 60% de imunizados com a D1; É preciso completar o cliclo de vacinação para garantir maior proteção contra o novo coronavírus.

Mato Grosso do Sul é o estado que mais vacina contra a Covid-19 no Brasil: 33,92% de sua população recebeu as duas doses ou a dose única. Rio Grande do Sul (27,59%), São Paulo (23,59%), Espírito Santo (22,05%), Santa Catarina (21,33%) e Paraná (20,74%) estão atrás.

Nesta quinta-feira (5/8), o DF iniciou a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades. Já a campanha de imunização por faixa etária, sem comorbidades, inclui cidadãos a partir de 30 anos.

No Twitter, o governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou que a vacinação de jovens menores de 18 anos vai abranger 40 comorbidades.

“Muitos pais de adolescentes com comorbidades me mandavam mensagens diariamente nas redes sociais, fico feliz de poder anunciar que o momento de verem seus filhos protegidos chegou”, escreveu o governador.

Delta

Apesar de a campanha de vacinação contra a Covid-19 no DF estar avançando, ainda não é o momento de baixar a guarda contra a doença. Nesta quinta-feira, o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, anunciou que aumentou para 75 o número de pessoas diagnosticadas com a variante Delta da Covid-19. Ela teve origem na Índia e tem maior potencial de infecção.

“O que mais a gente observou foi a perda de olfato com 48,7%, tosse 41% e perda de paladar 41% também. Aí depois vem coriza, dor muscular, dor de cabeça, dor de garganta, dor nas costas, nessa sequência frequente de sinais e sintomas”, afirmou Osnei.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?