metropoles.com

Comissão aprova projeto de reajuste salarial para PM, PCDF e bombeiros

Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional aprovou projeto de lei que prevê, no Orçamento federal, recomposição salarial média de 18%

atualizado

Compartilhar notícia

Breno Esaki/Metrópoles
Agentes da PCDF parados em frente ao Congresso Nacional. Estão de costas, vestem uniforme e seguram fuzis
1 de 1 Agentes da PCDF parados em frente ao Congresso Nacional. Estão de costas, vestem uniforme e seguram fuzis - Foto: Breno Esaki/Metrópoles

A Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso Nacional aprovou, nesta quarta-feira (12/7), o projeto de lei que abre espaço nas contas públicas para concessão do reajuste médio de 18% para policiais civis, militares e bombeiros do Distrito Federal.

Agora, o Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN) nº 12/2023, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 28 de junho, será submetido ao plenário do Congresso. A previsão é de que a proposta receba aval dos deputados federais e senadores ainda nesta quarta-feira (12/7).

Concluído o processo no Parlamento, a recomposição salarial só dependerá de uma medida provisória de Lula.

Relator da matéria na CMO, o deputado federal Gilvan Máximo (Republicanos-DF) afirmou que “este é um momento histórico para nós, porque as forças policiais lutam por isso há muito tempo”.

O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) comentou que uma conversa entre líderes no Congresso possibilitou a aprovação do PLN na CMO e o envio do texto ao plenário. “Fizemos um acordo de votar cinco vetos para destravar a pauta e avaliar os PLNs, em especial o nº 12/2023, fruto de acordo na última reunião do Congresso Nacional”, detalhou.

A deputada federal Erika Kokay (PT-DF) avalia que policiais civis, militares e bombeiros do DF “precisam e merecem este reajuste”. No entanto, a parlamentar considera haver outros desafios para melhoria das condições dos profissionais das forças de segurança, como a manutenção do auxílio-moradia para PMs e bombeiros, bem como o resgate da isonomia salarial entre a Polícia Civil (PCDF) e a Polícia Federal.

“Essa isonomia existia, foi rompida e precisa ser resgatada, porque a PCDF e a Polícia Federal têm o mesmo tronco”, enfatizou Erika.

O presidente do Sindicato dos Policiais Civis do DF (Sinpol-DF), Enoque Venancio de Freitas, disse que “a recomposição salarial dos policiais civis é uma pauta de extrema importância para a capital federal, uma vez que contribui para a valorização dos profissionais e para a qualidade dos serviços prestados à população.”

Acordo

O acordo do governo federal fechado com a bancada do DF e os representantes dos policiais civis, militares e bombeiros é para concessão de aumento salarial médio de 9%, retroativo a julho de 2023, e de mais 9%, a partir de janeiro de 2024.

A União paga as despesas da PMDF, da PCDF e do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF); por isso, qualquer reajuste no salário dos servidores dessas corporações precisa de aprovação do Palácio do Planalto e do Congresso Nacional.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?