metropoles.com

8/1: trânsito na Esplanada é liberado, mas policiais mantêm reforço

Uma mulher foi presa perto do STF por ter ameaçado contaminar o ambiente com um agente biológico usado em ataques terroristas

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
PM na Esplanada
1 de 1 PM na Esplanada - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O trânsito foi liberado em toda a Esplanada dos Ministérios, no início da noite desta segunda-feira (8/1), após interdição parcial para segurança dos eventos alusivos ao aniversário de um ano dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro.

O policiamento segue reforçado na área, segundo a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF). A pasta reforçou que o “Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob) realiza o monitoramento da Esplanada dos Ministérios 24 horas por dia, de maneira integrada entre as forças de segurança e outros 30 órgãos”.

As equipes de inteligência de corporações distritais e nacionais “monitoram atos públicos de toda e qualquer natureza, respeitados os limites constitucionais”. “O Centro de gestão compartilhada reúne serviços voltados para segurança, mobilidade, saúde, prestação de serviço público e fiscalização”, pontuou a pasta.

Apenas uma pessoa foi presa na tarde desta segunda-feira. Nas proximidades do Supremo Tribunal Federal (STF), a mulher teria ameaçado contaminar o ambiente com um agente biológico usado em ataques terroristas, segundo a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). No carro dela, havia um spray de pimenta e um taser de choque.

A PMDF prendeu a mulher e a conduziu à 5ª Delegacia de Polícia (Asa Norte), que encaminhou a ocorrência à Polícia Federal.

Não houve manifestação de grande adesão, conforme previsão da SSP-DF. Um pequeno grupo se reuniu em frente à Igreja Rainha da Paz, perto do Quartel-General do Exército, em Brasília, em apoio aos bolsonaristas presos pelos ataques golpistas a sedes dos três poderes em 8 de janeiro.

Embrulhados em bandeira do Brasil, os manifestantes pedem, em faixas com tradução livre para o inglês, a soltura dos acusados.

“Exigimos o fim das prisões, torturas e assassinatos de patriotas brasileiros”, relata uma das faixas. “Campo de concentração no Brasil! Campo de perfídia pelas Forças Armadas Brasileiras”. Perfídia se refere à traição e deslealdade, especialmente, em cenários de guerra.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?