metropoles.com

O Galo está com a mão na taça. Para o Grêmio, é o fim do caminho

Como diria o poeta Caetano Veloso, “é impressionante a força que as coisas parecem ter quando elas precisam acontecer”

atualizado

Compartilhar notícia

PEDRO H. TESCH/ESTADAO CONTEUDO
Alisson Grêmio
1 de 1 Alisson Grêmio - Foto: PEDRO H. TESCH/ESTADAO CONTEUDO

O “fator torcida” foi determinante na vitória do Atlético-MG sobre o Grêmio, nesta quarta-feira (3/11), com quase 60 mil pessoas no Mineirão. Os clubes estavam sentindo falta dessa energia que vem das arquibancadas. Já havia acontecido no começo da semana com o Corinthians, que lotou a Neo Química Arena e arrancou um golzinho nos acréscimos do jogo com a Chapecoense, graças ao impulso de sua torcida, que não saiu do estádio antes do apito final.

Falta muito pouco para o Atletico quebrar um tabu que o incomoda há meio século. Seu último título brasileiro foi conquistado em 1971. Agora, de acordo com cálculos matemáticos, está praticamente com a mão na taça. 

O Galo abriu 10 pontos na ponta da tabela e chegou a 93,9% de chances de ser campeão novamente, segundo cálculos do professor Gilcione Nonato Costa, do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que coordena uma ferramenta do jornal O Globo. O Flamengo agora está com 3,3% (e dois jogos a menos), o Palmeiras com 2,7%

Dentro de uma diminuta margem de erro, os percentuais coincidem com o do site Infobola: Atlético 94%; Flamengo 3% e Palmeiras 2%.

É pau, é pedra, é o fim do caminho…

O Grêmio fez talvez a sua melhor partida do Brasileirão. As manchetes dos jornais de hoje, principalmente de Belo Horizonte, sintetizam o jogo de ontem com uma frase: “O Atlético sofreu mas ganhou”. E sofreu muito, porque, por incrível que pareça, o vice-lanterna dominou amplamente o líder do Campeonato Brasileiro.

O Grêmio tem tudo para cair. O Infobola calcula que as suas chances de rebaixamento são de 83%. Como diria o poeta Caetano Veloso, “é impressionante a força que as coisas parecem ter quando elas precisam acontecer”.

Os outros ameaçados de degola são, pela ordem: Chapecoense 99%. Sport Recife 74%; Juventude 73%; Bahia 23%; Ceará 19%; Atlhetico-PR 15; e Santos 11%;

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?