metropoles.com

Grandes marcas automobilísticas perdem mercado ano a ano no Brasil

Coincidência ou não, o consumidor fica cada vez mais exigente e valoriza a segurança, a potência e a comodidade dos interiores

atualizado

Compartilhar notícia

carros – queda
1 de 1 carros – queda - Foto: null

O Brasil chegou a ter, em 1998, quatro marcas de carros dominando o mercado (incríveis 90%, exatamente tudo o que um segmento empresarial quer, não é verdade?). Certamente, você lembra como era difícil – e caro – comprar um modelo novo naquela época.

Pois bem: as coisas têm melhorado. Hoje, há mais empresas, marcas, modelos – e os preços são bem mais em conta e até mais justos (mas isso merece um post à parte).

Sem falar que os veículos são melhores, com mais recursos de segurança, entretenimento ou conforto.

E o brasileiro, exceto nos últimos três anos, tem comprado mais: em 2010, eram vendidos, em média, 18,4 veículos para cada mil habitantes. Dez anos antes, em 2000, vendiam-se apenas 8,8 veículos.

Dados da Ipsos, empresa referência mundial em pesquisa e análise de mercado, mostram que o brasileiro está mais exigente: olha preço e consumo de combustível, por exemplo, como fatores mais importantes para compra.

O homem, por sinal, leva em conta marca, segurança e potência do motor. Já as mulheres citaram a segurança, a comodidade dos interiores e a marca.

“O consumidor tem grande poder de escolha e costuma buscar, testar e comparar informações antes de realizar a compra”, diz Diego Oliveira, da Ipsos MediaCT.

E as grandes marcas, enfim? Segundo levantamento do analista Joel Silveira Leite, as quatro tradicionais do mercado brasileiro – GM, Fiat, Volkswagen e Ford – estão perdendo cada vez mais participação.

Exemplo: só no primeiro trimestre deste ano, as quatro perderam, juntas, 9,7 pontos percentuais nas vendas domésticas: fecharam 2015 com 63,3% e têm hoje 53,7%.

Mesmo com a crise (queda de 23,3% nos emplacamentos de automóveis e comerciais leves  no primeiro trimestre de 2016), Toyota e Jeep aumentaram vendas e ganharam mercado. A Hyundai, mesmo vendendo menos, ganhou 2,4 pontos de participação.

“O avanço das marcas mais novas tem ocorrido, mas nunca com esse ímpeto. Tanto que duas delas, Hyundai e Toyota, passaram a Ford e conquistaram a quarta (Hyundai) e quinta posições (Toyota), deixando a Ford em sexto lugar, o que a desqualifica como grande”

Joel Silveira Leite, analista da AutoInforme

 
Veja a queda de GM, Fiat, Volkswagen e Ford nos últimos anos (em %)

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?